Integração ensino-serviço-comunidade na formação superior: perspectivas de docentes de cursos da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1404

Palavras-chave:

Educação superior, Capacitação de recursos , Capacitação de recursos humanos em saúde, Educação continuada, Currículo

Resumo

O Ensino Superior deve preparar-se para atuação no SUS, formando profissionais que compreendam a determinação social do processo de saúde/doença. Investigou-se a integração ensino-serviço-comunidade numa Instituição de Ensino Superior pública com cursos da saúde e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Trata-se de pesquisa exploratória, observacional, descritiva e quali-quantitativa, realizada entre os meses de janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Do total de docentes (n=210) da Instituição, 18% (n=39) participaram da pesquisa; sobre a integração ensino-serviço-comunidade, as respostas mais prevalentes a definiram como uma estratégia de ensino-aprendizagem de aproximação entre sujeitos participantes. Prevalece a realização de atividades no espaço institucional dos serviços, o que pode prejudicar a participação dos usuários e a aproximação dos estudantes à realidade da comunidade. A integração ensino-serviço-comunidade requer um movimento convergente dos atores que supere os desafios para uma formação com educação permanente em saúde e participação popular, tão estratégicas para fortalecimento e defesa do SUS.

Biografia do Autor

Márcia Shott, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (2008). Possui Especialização em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz (2007). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa/MG (2004).

Manoel Gomes de Oliveira Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Sergipe. Foi monitor do módulo de Prática de Ensino na Comunidade, vinculado ao Departamento de Educação em Saúde de Lagarto (2018-19), voluntário na atividade de extensão "Saúde mental infanto juvenil e atenção psicossocial: tecendo práticas e conhecimento" (2019), e aluno de Iniciação Científica no projeto "Política de Educação Permanente em Saúde: recursos humanos e articulação ensino-serviço no cenário das Redes de Atenção à Saúde no estado do Sergipe" (2019-20). Participou da gestão do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional (2018-21) e ocupou o cargo de vice-presidente da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (2020-21).

Renata Jardim, Universidade Federal de Sergipe

Doutora (2010) e mestre (2006) em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1999). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe, ministrando o módulo Prática de Ensino na Comunidade. 

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Shott, M., Oliveira Júnior, M. G. de, & Jardim, R. (2021). Integração ensino-serviço-comunidade na formação superior: perspectivas de docentes de cursos da saúde. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–20. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1404