Políticas Indutoras de Educação Integral: uma revisão sistematizada
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1476Palavras-chave:
Política educacional, educação integral , FEPAE_NNEResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o estudo da produção do conhecimento sobre a temática das políticas indutoras de educação integral publicada nos periódicos vinculados ao Fórum de Editores da área de Educação Norte Nordeste/FEPAE-NNE, no período de 2017 a 2020. Utilizou-se a metodologia do tipo revisão sistemática, de caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados nos sites dos periódicos supracitados. Foram identificados 49 periódicos vinculados ao FEPAE-NNE, dos quais sete foram incluídos pelo critério indexadores. Através da busca feita por palavras-chave, foram localizados 608 artigos. Após análise, dois periódicos foram excluídos. De forma que a análise final transcorreu sobre 30 artigos, distribuídos em 5 periódicos. Os resultados demonstram que houve uma queda das publicações sobre o tema no ano de 2020, 23 relatos de problemas para a implementação de políticas indutoras de educação integral referentes a organização escolar e uma lacuna, pois, das 30 pesquisas investigadas, apenas um artigo investigou o Programa Novo Mais Educação.Referências
ALMEIDA, E. C. S. P. de; MORAES, L. C. S. de. Escola de tempo integral e formação docente: o que pensam os sujeitos sobre essa experiência. Práxis Educacional, v. 16, n. 37, p. 591-610, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995. Acesso em: 28 mai. 2021.
ARAÚJO, R. M. L.. A Reforma do ensino médio do governo Temer, a educação básica mínima e o cerco ao futuro dos jovens pobres. HOLOS, v. 8, p. 219-232, dez. 2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7065. Acesso em: 20 mai. 2021.
BRASIL. Lei Nº 13.005/2014: aprova o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Brasília, 2014. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2016/creditacao/PNE%202014-2024.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações pelas Emendas Constitucionais nº 1/1992 a 57/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/1994. 31.ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2009. (Série textos básicos; n.51)
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996
COLARES, A. A.; OLIVEIRA, G. N. C.. Educação integral em escola pública de tempo integral: percepções de estudantes. Práxis Educacional, v. 14, n. 30, p. 312-329, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4376. Acesso em: 28 mai. 2021.
COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P.. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; VON HOHENDORFF, J. (Orgs.) Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.
ESCOBAR, H.. Orçamento 2021 condena ciência brasileira a "estado vegetativo". Jornal da USP. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/politicas-cientificas/orcamento-2021-coloca-ciencia-brasileira-em-estado-vegetativo/ . Acesso em 14 dez. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de; FREIRE, V. C. C.. Formação continuada de professores: o que se publica no Norte e Nordeste?. Revista Exitus, v. 10, n. 1, p. e020038, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1286. Acesso em: 24 mar. 2021.
GADOTTI, M.. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. Educação cidadã 4. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. Disponível em: http://projetos.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/539/1/FIPF_2009_EDL_01_009.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021.
GANZELI, P.. Reforma administrativa da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (2011), Programa Ensino Integral (2012): administração pública gerencial em processo. Revista Exitus, v. 9, n. 3, p. 33-58, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/930. Acesso em: 18 mai. 2021.
GARBELINI NETO, G.; SILVA, A. S. da. Educação (em tempo) Integral: o Programa Mais Educação numa escola do campo no município de Corumbá/MS. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, p. e5387, 24 abr. 2019.
GOMES, M. A. de O.. O programa Mais Educação em Maringá: apontamentos iniciais da proposta burguesa de educação integral. Revista Exitus, v. 8, n. 3, p. 58-86, 2018. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/639. Acesso em: 18 mai. 2021.
GOMES, T. C.; COLARES, M. L. I. S.. A política de educação integral em tempo integral: a perspectiva dos professore. Práxis Educacional, v. 15, n. 31, p. 313-332, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4675. Acesso em: 28 set. 2021.
GUIMARÃES, K. R. C.; SOUZA, M. de F. M. de. Educação integral em tempo integral no Brasil: algumas lições do passado refletidas no presente. Revista Exitus, v. 8, n. 3, p. 143-169, 2018. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/642. Acesso em: 22 mar. 2021.
GUIMARÃES, T. C. de A.; BERNADO, E. da S.. O tempo e sua essencialidade na escola de tempo integral. Revista Educação em Questão, v. 58, n. 58, 16 out. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21906. Acesso em: 14 dez. 2021.
IFRN. Revista Holos. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS. Acesso em: 25 de jun. 2021.
JACOMELI, M. R. M.; BARÃO, G. de O. D.; GONÇALVES, L. S.. A política de educação integral no Brasil e suas relações com as diretrizes da conferência de Jomtien. Revista Exitus, v. 8, n. 3, p. 32-57, 2018. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/638. Acesso em: 24 mar. 2021.
JUSTINO, É. F.; SANT’ANNA, P. A.. Programa Mais Educação: diálogos partindo da percepção de pais de estudantes de uma comunidade rural. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, n. 1, p. 389-410, 29 jun. 2017.
MACHADO, C.. Qualidade do ensino e escola de tempo integral. Práxis Educacional, v. 15, n. 31, p. 333-346, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4676. Acesso em: 28 mai. 2021.
MACHADO, C.; FERREIRA, L. B.. Educação integral e escola de tempo integral: mapeamento da produção científica em periódicos (2008 a 2017). Revista Exitus, v. 8, n. 3, p. 87-112, 2018. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/640. Acesso em: 18 mai. 2021.
MACIEL, A. C.. Marx e a politecnia, ou: do princípio educativo ao princípio pedagógico. Revista Exitus, v. 8, n. 2, p. 85-110, 2018. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/530. Acesso em: 18 mai. 2021.
MACIEL, A. C.; SILVA, C. A. da; FRUTUOSO, C.. O conceito de educação integral e as possibilidades da educação integral politécnica em Manaus. Práxis Educacional, v. 15, n. 32, p. 174-204, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5050. Acesso em: 28 mai. 2021.
MESSA, E. et al. Escola de tempo integral versus formação humana integral: experiências de uma escola do município de campinas, São Paulo. Cad. CEDES, Campinas, v. 39, n. 108, p. 193-208, ago. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000200193&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 22 mar. 2021.
OLIVEIRA, D. A.; SANTOS, K. A. dos. Políticas de formação docente e a educação em tempo integral. Práxis Educacional, v. 14, n. 28, p. p.16-40., 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3412. Acesso em: 28 mai. 2021.
OLIVEIRA, L. M. de; TORISU, E. M.; BOSCO, C. S.. “Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral. Revista Exitus, v. 9, n. 5, p. 475-502, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1115. Acesso em: 18 mai. 2021.
OLIVEIRA, N. et al. Experimentações escolares da política de educação integral e(m) Tempo Integral: uma análise das práticas efetivadas em escolas públicas de Belém - PA. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e10868, 4 dez. 2020.
PARENTE, C. da M. D.. Atividades extracurriculares e políticas de ampliação da jornada escolar: comparação entre Brasil e Espanha. Práxis Educacional, v. 16, n. 41, p. 567-590, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6638. Acesso em: 28 mai. 2021.
RINALDI, R. P.; RINALDI, J. G. S.. A formação e a prática de oficineiros em escolas com jornada ampliada. Revista Exitus, v. 10, n. 1, p. e020026, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1250. Acesso em: 18 mai. 2021.
ROVERONI, M.; MOMMA, A. M.; GUIMARAES, B. C.. Educação integral, escola de tempo integral: um diálogo sobre os tempos. Cafajeste. CEDES, Campinas, v. 39, n. 108, p. 223-236, ago. 2019. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000200223&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 de mar. 2021.
SANTOS, W. J. dos; SILVA, I. P. da. Revisão acerca dos temas alfabetização científica e ensino por investigação. Educa: Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 5, n. 12, p. 138-150, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/educa/article/view/3344. Acesso em: 14 dez. 2021.
SAMPAIO, R.F.; MANCINI, M.C.. Estudos de revisão sistemática: um guia para sintética criteriosa da evidência. Rev. Bras. Fisioter, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, fev. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141335552007000100013&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 22 de mar. 2021.
SCHMITZ, H.; SOUZA, B. N.; CONCEIÇÃO, J. L. M. da. O conceito de avaliação da aprendizagem no programa novo mais educação. Práxis Educacional, v. 15, n. 32, p. 225-250, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5053. Acesso em: 28 mai. 2021.
SCHMITZ, H.; SILVA, A. S. de A. da.; ALMEIDA, T. G. S.; KAMSKI, I. K.. A cooperação multiprofissional no planejamento pedagógico da educação em tempo integral: um estudo descritivo de quatro escolas municipais de Lagarto-SE. Revista Exitus, v. 9, n. 3, p. 339-364, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/922. Acesso em: 18 mai. 2021.
SILVA, A. G. A. da. Políticas de ensino integral na América Latina. Revista Educação em Questão, v. 55, n. 46, p. 84-105, 19 dez. 2017.
SILVA, N. F. da.; COLARES, M. L. I. S.. A educação integral no Oeste do Pará: o estado do conhecimento a partir das dissertações do PPGE-UFOPA. Práxis Educacional, v. 16, n. 39, p. 379-394, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6386. Acesso em: 28 mai. 2021.
SILVA, R. M. da.; SALES, A.. Escola em tempo integral no campo: conflitos de ideias. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, n. 2, p. 773-792, nov. 2017.
SOUZA, M. M. de; SOARES, G. H. M.. Os mercadores da educação e as concepções empresariais presentes nos programas de educação integral. Revista Exitus, v. 8, n. 3, p. 113-142, 2018. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/641. Acesso em: 18 mai. 2021.
SOUZA, M. M. de; GOMES, M. A. de O.. A educação integral na URSS: experiências de Makarenko na colônia Gorki e na comuna DzerjinskI. Práxis Educacional, v. 15, n. 32, p. 297-315, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5056 Acesso em: 28 mai. 2021.
SOUZA, R. de C. de. Formação humana e social a partir da escola. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 27 fev. 2019.
UECE. Revista Educação & Formação. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/index. Acesso em 25 de jun. 2021.
UESB. Revista Práxis Educacional. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/index. Acesso em 25 de jun. 2021.
UFOPA. Revista Exitus. Santarém: PA, 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus. Acesso em 24 de jun. 2021.
UFRN. Revista Educação em questão. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao. Acesso em 25 de jun. 2021.
UFS. UFAL. Revista EDaPECI. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci. Acesso em 25 de jun. 2021.
UFT. Revista Brasileira de Educação do Campo. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/index. Acesso em 25 de jun. 2021.
VASCONCELOS, C. R. A.; ROCHA, S. H. X.. A política de educação em tempo integral, perspectivas e aproximações com a Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e6632, 28 out. 2020.
VASCONCELOS, M. O. de; NUNES, M. C. X. M.; ROCHA, S. H. X.. Educação integral de tempo integral: diagnóstico da implantação em escola do campo. Práxis Educacional, v. 15, n. 32, p. 337-357, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5058. Acesso em: 28 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.