A formação em Segunda Licenciatura: celeridade e precarização da formação docente no Brasil

Autores

  • Paula Trajano de Araújo Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE
  • Solonildo Almeida da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Sandro César Silveira Jucá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1556

Palavras-chave:

Formação docente, Segunda licenciatura, EAD

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019, a BNC-Formação, no tocante especificamente à questão da formação docente em Segunda Licenciatura. O foco dado a esse documento justifica-se pelo fato dele atualmente normatizar, orientar e regulamentar os cursos de formação docente no Brasil, portanto é importante responder a seguinte questão: qual a situação da legislação brasileira em torno da formação em segunda licenciatura? Para responder essa questão, procedeu-se uma pesquisa qualitativa do tipo documental que obteve à seguinte conclusão: a oferta de Segunda Licenciatura da forma como está regulamentada aumenta a precarização da formação docente e eleva ao nível máximo mercantilização da educação superior no país.

Biografia do Autor

Paula Trajano de Araújo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE

Licenciada em Letras, Mestra em Ensino e Formação Docente e Doutoranda em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza/CE, Brasil.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciado em Pedagogia, Mestre em Sociologia e Doutor em Educação e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza/CE - Brasil.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciado em Física, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza/CE - Brasil.

Referências

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Alves, P. T. de A., Almeida da Silva, S., & Jucá, S. C. S. (2023). A formação em Segunda Licenciatura: celeridade e precarização da formação docente no Brasil. Revista Profissão Docente, 23(48), 1–12. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1556