Sujeito em cenas: pesquisa (auto)biográfica e a Pedagogia Congadeira
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1645Palavras-chave:
Autobiografia, Lei 10.639/2003, Educação Étnico Racial, Pedagogia Congadeira, CongadaResumo
Resumo As narrativas por aqui transcritas tratam-se de um recorte metodológico que se origina de uma pesquisa (auto)biográfica dialogada em cenas, intitulada Pedagogia Congadeira: Germinações de uma Proposta para Educação das Relações Étnicos Raciais. Tecemos esse artigo a partir dos questionamentos: A (auto)biografia pode auxiliar no desbravamento e formação do sujeito? Como a metodologia (auto)biográfico em cenas contribui para estabelecimento de uma Pedagogia Congadeira? Objetivando analisar e compreender as possiblidades/potencialidades do método (auto)biográfico na formação do sujeito, propondo a reflexão sobre os fundamentos da pesquisa (auto)biográfica com transição em cenas e as suas possíveis contribuições para estabelecimento da Pedagogia Congadeira, sendo elementos que se complementam para uma melhor compreensão de dimensão da realidade pesquisada, ciclo espiralado que cingem do individual ao coletivo, desbravando espaços e tempos educacionais do sujeito (auto)biográfico, tendo como atores principais a Congada e o Congadeiro, efetivando dispositivos da Lei 10.639/2003 fortalecendo elos entre as vivencias e os saberes, tessituras reconstrutivas da significação de suas experiências.Referências
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