Perspectivas de uma docente iniciante sobre as aprendizagens profissionais construídas em um Programa de Mentoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1659

Palavras-chave:

professores iniciantes, indução profissional, formação continuada, programa de mentoria

Resumo

Os primeiros anos de atuação na docência são considerados os mais complexos, pois demandam apoio e acompanhamento formativo para o melhor desenvolvimento das práticas. O presente estudo tem por objetivo conhecer, por meio das perspectivas de uma professora iniciante, as aprendizagens profissionais consequentes da participação no Programa de Mentoria On-line – Construir Docência (CONSTRUDOC). Para a elaboração dos dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma das docentes participantes do Programa e no tratamento dos materiais utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados demonstram que as interações e trocas de experiências, realizadas nos encontros formativos, foram relevantes para a indução profissional, do mesmo modo em que contribuíram para a continuidade formativa dos professores iniciantes. A metodologia utilizada pela mentora, nos momentos de interação, proporcionou a ampliação do olhar da docente entrevistada, que passou a refletir sobre as situações desafiadoras vivenciadas em sua realidade e perspectivar meios para transformar suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia de Andrade Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII.

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Brasil

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Titular do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPQ/UESB).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BORGES, M. C.; SANTOS, P. V dos. O professor iniciante da educação básica: uma reflexão sobre seus desafios e aprendizados. Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v. 19, n. 40, p. 01-26, jan./abr. 2019.

CRUZ, G. B. da; FARIAS, I. M. S. de; HOBOLD, M. de S. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p e4149114, jan./dez. 2020.

DAL-FORNO, J. P.; REALI, A. M. de M. R. Formação de formadores: delineando um programa de desenvolvimento profissional da docência via internet. Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v. 9, n. 20, p. 75-99, jan/jul 2009.

DEIXA, G. V.; CHICOTE, R. S.; CALISTO, S. F. Os primeiros passos na carreira docente: um estudo com professores moçambicanos. Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v. 20, n. 45, p. 01-13, set./dez. 2020.

FERRAZ, R. D.; SOUSA, L. de A. Programa de mentoria e os impactos nas práticas pedagógicas dos professores mentores. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – ENDIPE, 21. 2022. Uberlândia – MG. Anais eletrônicos [...], p. 64-75, 2023.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 39, n. 1, p. 78-89, jan./mar., 2017.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional e carreira docente brasileira: interseções e diálogos com professores da educação básica. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.

FERREIRA, L. G. Programa de mentoria on-line: uma proposta de indução a docência. Revista de estudos em educação e diversidade, v. 2, n. 6, p. 1-22, out./dez. 2021.

FERREIRA, L. G.; SANTOS, I. S.; SILVA, B. de C. F. L. da; FERRAZ, R. D.; FERRAZ, R. de C. S. N. Aprendizagem da docência na pandemia: o programa de mentoria on-line da UESB. Educação e Formação, v. 8, e10046, 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1997.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2018.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente, Belo Horizonte-MG, v. 1, ed. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, métodos e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITED, 2007.

MIZUKAMI, M. da G. N.; REALI, A. M. de M. R. Aprender a ser mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo sem Fronteiras, v. 19, ed. 1, p. 113-133, jan./abr. 2019.

NÓVOA, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo Sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr., 2019a.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./jan., 2017.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, 2019b.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, E. S. A. de; BORGES, G. S.; RODRIGUES, L. S. Formação inicial e constituição docente no âmbito do Ensino Superior. Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v. 20, n. 44, p. 01-11, maio/ago. 2020.

REALI, A. M. de M. R.; TANCREDI, R. M. S. P.; MIZUKAMI, M. G. N. Programa de mentoria on-line: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educação e Pesquisa, São Paulo, jan./abr., 2008.

RINALDI, R. P.; BARROS, J. M. de S.; REALI, A. M. de M. R.; SOUZA, A. P. G de. Professores iniciantes e professores ingressantes: demandas formativas dos inscritos em um programa híbrido de mentoria. Revista Educação Unisinos, v. 26, 2021.

SOUSA, L. de A.; FERRAZ, R. D. Programa de Mentoria - Construir docência e seus contributos para a formação continuada de professores iniciantes. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista - RR, v. 16, n. 48, p. 65-92, dez./2023.

SOUZA, A. P. G. de; ANUNCIATO, R. M. M. Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem on-line: contribuições da ReAD. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 04, n. 12, p. 1090-1109, set./dez. 2019.

SOUZA, A. P. G. de; REALI, A. M. de M. R.; BARROS, B. C. de; ANUNCIATO, R. M. M. Formação e aprendizagens de mentoras iniciantes em um programa de indução à docência. Imagens da Educação, v. 9, n. 2, e46711, p. 141-156, 2019.

SOUZA, A. P. G. de; REALI, A. M. de M. R. Mentoras de professoras iniciantes: a construção de uma base de conhecimentos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1910-1937, out./dez. 2020a.

SOUZA, A. P. G. de; REALI, A. M. de M. R. Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1-20, jan./dez. 2020b.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, n. 73, p. 209-244, dez., 2000.

TELES, N. C. O programa de tutoria educacional da SEMED/Manaus: contribuições ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v. 20, ed. 45, p. 01-19, set./dez. 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Programa de mentoria on-line – construir docência (CONSTRUDOC). Itapetinga: Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/Observatório de Docência e Diversidade (CEPEP), 2022.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

SOUSA, Lívia de Andrade; DUARTE FERRAZ, Roselane. Perspectivas de uma docente iniciante sobre as aprendizagens profissionais construídas em um Programa de Mentoria. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1659. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1659. Acesso em: 24 out. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.