Programa Residência Pedagógica: revisitando sua trajetória histórica
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1679Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, programas de formação docente, formação de professoresResumo
Este artigo compõe um dos capítulos provenientes da pesquisa de dissertação de mestrado em desenvolvimento intitulada “Programa Residência Pedagógica no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú: Impactos na formação docente na percepção dos residentes do curso Licenciatura em Pedagogia”, vinculado ao Programa de Pós-graduação do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú (PPGE/IFC). O estudo tem como objetivo realizar uma abordagem histórica sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) buscando responder a seguinte questão: quais foram as primeiras iniciativas, projetos de leis, portarias editais e programas que contribuíram para a implementação do atual PRP? Para responder essa questão, a pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa, interpretativa e delineada por meio do procedimento do levantamento bibliográfico. Por meio da investigação realizada, podemos dizer que o PRP que conhecemos atualmente não se deu ao acaso; ao contrário é uma ideia que vem sendo debatida há mais de 10 anos e sucedeu de diversos encontros e desencontros.
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