Programa Residência Pedagógica: revisitando sua trajetória histórica

Autores

  • Iris Ferreira Tomaz Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú - IFC, Brasil
  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú - IFC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1679

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, programas de formação docente, formação de professores

Resumo

Este artigo compõe um dos capítulos provenientes da pesquisa de dissertação de mestrado em desenvolvimento intitulada “Programa Residência Pedagógica no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú: Impactos na formação docente na percepção dos residentes do curso Licenciatura em Pedagogia”, vinculado ao Programa de Pós-graduação do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú (PPGE/IFC). O estudo tem como objetivo realizar uma abordagem histórica sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) buscando responder a seguinte questão: quais foram as primeiras iniciativas, projetos de leis, portarias editais e programas que contribuíram para a implementação do atual PRP? Para responder essa questão, a pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa, interpretativa e delineada por meio do procedimento do levantamento bibliográfico. Por meio da investigação realizada, podemos dizer que o PRP que conhecemos atualmente não se deu ao acaso; ao contrário é uma ideia que vem sendo debatida há mais de 10 anos e sucedeu de diversos encontros e desencontros.

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Biografia do Autor

Iris Ferreira Tomaz, Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú - IFC, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2017) e Especialização em Gestão, Docência na Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL (2018). Atuou como Técnica Pedagógica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Unidade Tijucas, entre 2018 e 2020. Concluiu Especialização em Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC (2019). Atualmente é professora concursada na Educação Básica, atuando como Professora de Educação Infantil no Município de Porto Belo e como Professora Auxiliar na modalidade de Educação Especial no Município de Tijucas. É Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE (2022) do Instituto Federal Catarinense – IFC, Campus Camboriú, na linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais.

Marilândes Mól Ribeiro de Melo , Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú - IFC, Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2014), com estudo desenvolvido na Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação. Mestra em Educação (2008) e Licenciada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com habilitação em Supervisão Escolar e Séries Iniciais. Desenvolveu pesquisa na linha Educação, História e Política. Foi Professora em caráter temporário na UFSC e possui experiência na Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Pedagogia Hospitalar (Atendimento Escolar Hospitalar). Seus temas de interesse envolvem fenômenos sociais analisados sob perspectivas históricas e sociológicas da Educação, tais como socialização profissional, intelectuais e projetos educacionais, instituições de pesquisa e formação de professores. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina – GPEFESC desde 2003 e integrante do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu – LAPSB/GPEFESC na UFSC. Atualmente é Professora do Instituto Federal Catarinense – IFC, Campus Araquari, atuando nos cursos de Licenciatura e como Coordenadora do Grupo de Pesquisa Saberes, Fazeres e Discursos da Docência. Atua também como Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado, do Instituto Federal Catarinense – IFC, Campus Camboriú.

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

TOMAZ, Iris Ferreira; MELO , Marilândes Mól Ribeiro de. Programa Residência Pedagógica: revisitando sua trajetória histórica. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, p. 1–16, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1679. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1679. Acesso em: 29 out. 2025.

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