DOCUMENTO

Autores

  • José Carlos Souza Araujo Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.891

Resumo

Seu autor é Braulio Jayme Muniz Cordeiro, e o título completo dessa obra é Compêndio de Pedagogia organizado para uso dos candidatos ao magistério. Seu autor foi “Professor Público vitalício de segunda classe da instrucção primaria da província do Rio de Janeiro e membro fundador do Instituto Pedagogico de Nictheroy” (p. III, contracapa). É uma obra publicada no Rio de Janeiro, em 1874, pelo A.A. da Cruz Coutinho Editor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Souza Araujo, Universidade de Uberaba

Licenciou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cursou Filosofia pelo Instituto Estigmatino de Campinas, e é bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, SP. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e Doutor em Educação na área de Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através da tese intitulada "Filosofia da Educação e Realidade Brasileira no Pensamento Pedagógico Marxista". Atua como professor e pesquisador com ênfase na área da Filosofia e História da Educação, bem como nas áreas da Pedagogia e da Didática. Desde 1979, tem trabalhado com a disciplina Filosofia da Educação, e desde 1997, também com História da Educação. Tem várias publicações vinculadas a tais áreas entre livros, capítulos de livro, artigos e trabalhos completos, além de participar como co-organizador de várias obras. É membro-fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia, desde a sua emergência em setembro de 1990, quando se ampliou o grupo de pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" (Histedbr) ; é também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior: História, Sociedade e Política desde 2004. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação desde a sua fundação em 2000, da qual foi Diretor Regional do Sudeste entre 2003 e 2007. Atualmente, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da qual é Professor Titular; integra também a Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) do Centro-Oeste - REDECENTRO. Foi membro da Câmara de Assessoramento em Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) entre 01/02/2007 e 31/01/2011. Além disso, atuou como pesquisador visitante, nível 1, com o apoio do CNPq, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), de março de 2009 a fevereiro de 2010. Hoje, é pesquisador do CNPq, através do projeto Ser Professor no Brasil nos anos de 1920: profissão, profissionalização e profissionalismo. Entre janeiro e dezembro de 2012, foi pesquisador visitante na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), junto à Faculdade de Educação. Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

ARAUJO, José Carlos Souza. DOCUMENTO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 129–134, 2014. DOI: 10.31496/rpd.v14i30.891. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/891. Acesso em: 1 jun. 2025.

Edição

Seção

Documentos