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ISSN: 1519-0919               

Avaliação Qualis/Capes (2013/2016) - Educação - B3

 

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CHAMADA PARA O DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PROFISSÃO DOCENTE E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

2021-11-16
Atenção!!! Dossiê com submissões abertas até o dia 15 de dezembro de 2021.   Historicamente, as discussões sobre a Educação Integral têm uma trajetória marcada por disputas de diferentes projetos formativos, especificamente em torno da identidade e da organização educacional. Por isso, os projetos formativos revelam o tipo de formação que é oferecida aos estudantes e professores, bem como, as estratégias metodológicas utilizadas no campo de atuação desse profissional. Assim, a Educação Integral requer a adoção de medidas para a formação humana em todas as suas dimensões, por esta razão o sistema educacional deve estar preparado para atender às demandas e necessidades de formação profissional e, a partir disso propiciar a prática de metodologias alternativas. Por outro lado, a escola poderá oferecer elementos de construção para fomentar a consciência crítica de estudantes e professores considerando os princípios educativos que se formam no contexto escolar. Estes saberes são fundamentais para a formação e profissão docente e por isso, este dossiê, tem como objetivo reunir estudos no campo da Educação Integral, como proposta de educação integralizadora na formação de futuros profissionais, destacando as seguintes temáticas: Protagonismo na Educação Integral; Educação Formal, Não formal e Informal, Educação Integral: espaços de diversidade e Desenvolvimento e formação profissional.  Por tanto, os artigos apresentados nas temáticas propostas contribuam para a discussão central deste dossiê. A Educação Integral como concepção educacional, busca uma formação humana em todas as suas potencialidades, pois oferecem elementos de construção da consciência crítica de estudantes e professores, e a consideração de conhecimentos não só de ordem histórica, mas de outros saberes: éticos, estéticos, culturais, políticos, entre outros, que se entrelaçam no cotidiano das práticas, tanto em espaços escolares ou em territórios educativos. Reunir estudos de pesquisadores deste campo, e nas diferentes áreas e modalidades de ensino, através de debates e/ou discussões em: relatos de experiência, pesquisas finalizadas ou em andamento na Educação Integral, seja em tempo parcial, ou em jornada ampliada, isto é, esses artigos nessa proposição serão muito bem-vindos neste dossiê.   Saiba mais sobre CHAMADA PARA O DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PROFISSÃO DOCENTE E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Edição Atual

v. 21 n. 46 (2021): V21 N46 - Publicação Contínua
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Publicado: 2021-09-03

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