Educação Integral: contribuições epistemológicas para a construção do conceito
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1471Palavras-chave:
epistemologia, educação integral , formação do HomemResumo
O presente estudo analisa as contribuições epistemológicas para a construção do conceito de Educação Integral da antiguidade até o séc. XIX. Para tal, inicialmente serão apresentadas algumas considerações a respeito do conceito de epistemologia e a seguir um levantamento, acerca do conceito de Educação Integral a partir das concepções de formação do homem expressas na história da humanidade. O estudo segue um aporte epistemológico a partir de diferentes obras e autores, explicitando os avanços e recuos da constituição a respeito do conceito de Educação Integral. Além disso, a partir do gráfico que sintetiza a obra de Severino (2007), demarcamos o nível de contribuição em cada período ou teórico na elaboração das análises realizadas. Da análise histórica empreendida podemos inferir que as concepções de formação de homem apresentadas eram representações de diferentes contextos ontológicos econômicos e sociais, e que essas concepções, mesmo com maior ou menor intensidade, e mesmo que não denominassem educação integral, contribuíram para a consolidação do conceito que utilizamos hoje.Referências
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