Educação Integral: contribuições epistemológicas para a construção do conceito

Authors

  • Patricia Freitas Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1471

Keywords:

epistemologia, educação integral , formação do Homem

Abstract

O presente estudo analisa as contribuições epistemológicas para a construção do conceito de Educação Integral da antiguidade até o séc. XIX. Para tal, inicialmente serão apresentadas algumas considerações a respeito do conceito de epistemologia e a seguir um levantamento, acerca do conceito de Educação Integral a partir das concepções de formação do homem expressas na história da humanidade. O estudo segue um aporte epistemológico a partir de diferentes obras e autores, explicitando os avanços e recuos da constituição a respeito do conceito de Educação Integral. Além disso, a partir do gráfico que sintetiza a obra de Severino (2007), demarcamos o nível de contribuição em cada período ou teórico na elaboração das análises realizadas. Da análise histórica empreendida podemos inferir que as concepções de formação de homem apresentadas eram representações de diferentes contextos ontológicos econômicos e sociais, e que essas concepções, mesmo com maior ou menor intensidade, e mesmo que não denominassem educação integral, contribuíram para a consolidação do conceito que utilizamos hoje.

Author Biography

Patricia Freitas, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Doutoranda do PPGE/UEPG na Linha de Pesquisa História e Políticas Educacionais, participante do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e práticas educativas - GPPEPE. Docente efetiva do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG. Tem experiência de 20 anos como professora e gestora nos iniciais do Ensino Fundamental.

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Published

2024-07-05

How to Cite

FREITAS, P. Educação Integral: contribuições epistemológicas para a construção do conceito. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–27, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v22i47.1471. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1471. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Dossier - Holistic Education