Educação Integral como concepção educacional: análise a partir dos Cadernos Pedagógicos do Programa Mais Educação
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1497Palavras-chave:
educação integral , Programas, Tempo Integral, P´rática pedagógicaResumo
Este artigo, que surge em discussões tecidas na investigação no Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas, no grupo de estudos acerca de Educação Integral, tem como objetivo analisar as concepções de educação integral instituídas através dos Cadernos Pedagógicos do Programa Mais Educação. Optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativa dos dados, através da análise bibliográfica. Com o aporte teórico e metodológico, analisamos os descritores: educação integral, processos sociais, tempo e saberes. Os resultados revelaram que o Programa Mais Educação de educação integral, a partir dos cadernos, em dado momento histórico e político, sofreu modificações com as reformas que afetaram a continuidade epistemológica que contêm esses manuais. Para tanto, as políticas públicas de educação integral para jornada escolar no contexto atual, não foram priorizadas, mesmo sendo estabelecidas nas leis como: LDB (1996), PNE (2001, 2014). A educação integral como concepção pedagógica analisa a formação dos sujeitos de direitos, em uma perspectiva de dialogicidade com a prática que reafirma a necessidade de aprofundar estudos na área, assim contribuindo no contexto educativo.Referências
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