Paulo Freire e desenvolvimento profissional docente: movimento das pesquisas em 20 anos
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1548Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional, Paulo Freire, Estado da arteResumo
Este artigo, de abordagem qualitativa e caracterizado como “Estado da Arte”, objetivou analisar teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação, no período compreendido entre 1999 a 2019. A busca foi desenvolvida tendo como base os descritores: “Paulo Freire” e “Desenvolvimento Profissional Docente-DPD”. Essa busca implicou no encontro de trinta e três (33) pesquisas, selecionadas dezoito (18) para análise em sua integralidade. Os dados revelaram uma precária produção sobre DPD no Brasil, especificamente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, em um período de 20 anos. São inexistentes publicações que discutam o desenvolvimento profissional em uma perspectiva freireana, neste período temporal. As pesquisas analisadas destacam elementos essenciais que compõem o DPD, como: a formação continuada, a autonomia docente, a condição de trabalho, a valorização, a parceria entre escola e universidade etc. Embora tragam abordagens de pontos de vistas distintos, todas convergem na defesa do DPD.
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