Produção textual escrita em monitoria acadêmica

Autores

  • Adriana Beloti Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Brasil
  • Lorena Yasmim Rogaléski Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1599

Palavras-chave:

Monitoria acadêmica, Escrita, Revisão e reescrita, Formação docente inicial

Resumo

Este trabalho objetiva compreender a constituição da prática de escrita dos participantes de um projeto de monitoria acadêmica e os processos formativos da monitora. Os conceitos advindos do interacionismo e do campo educacional, com destaque à práxis, são fundamentais à investigação. A Linguística Aplicada sustenta teórica e metodologicamente a pesquisa, tendo em vista os registros estudados – práticas de linguagem – e as categorias consideradas. Tomam-se os textos produzidos pelos acadêmicos, a fim de observar os modos de interação entre a monitora e os estudantes. Além disso, o caráter de formação docente inicial é examinado, considerando-se a constituição da acadêmica monitora no percurso de estudo e atendimento no projeto em tela. Na síntese, observam-se as atitudes responsivas ativas dos participantes atendidos e, ainda, a constituição da prática docente da monitora, tanto pela própria atuação quanto pela mediação da professora orientadora.

Biografia do Autor

Adriana Beloti, Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta na Universidade Estadual do Paraná – campus de Campo Mourão – no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento – PPGSeD.

Lorena Yasmim Rogaléski, Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Brasil

Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Paraná – campus de Campo Mourão.

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Publicado

2024-07-08

Como Citar

BELOTI, A.; ROGALÉSKI, L. Y. Produção textual escrita em monitoria acadêmica. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–26, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1599. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1599. Acesso em: 30 out. 2024.