Written textual production in academic monitoring
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1599Keywords:
Monitoria acadêmica, Escrita, Revisão e reescrita, Formação docente inicialAbstract
This work aims to understand the constitution of writing practice of students assisted by an academic monitoring project and the monitor’s formation processes. The concepts arising from interactionism and the educational field, with emphasis on praxis, are fundamental for the investigation. Applied Linguistics supports the research theoretically and methodologically, considering the research data studied – language practices – and the categories considered. The texts produced by the academics are taken to observe the modes of interaction between the monitor and the students. In addition, the character of initial teachers education is examined, considering the constitution of the academic monitor along her study and assistance in this project. In summary, the active responsive attitudes of the assisted participants are observed, as well as the constitution of the monitor’s teaching practice, both through her own performance and through the mediation of the project’s supervisor.References
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011[1979].
BELOTI, A. A formação teórica, metodológica e prática dos conceitos de revisão e reescrita no PIBID de língua portuguesa. 2016. 227 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.
BELOTI, A.; MENEGASSI, R. J. Aspectos teórico-metodológicos sobre revisão e reescrita na formação docente do PIBID. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, v. 20, n. 2, p. 257-280, 2016. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/edicoes/2016-2/v-20-no-2/. Acesso em: 2 abr. 2021.
BONINI, A. [Conversa com] Adair Bonini. In: SILVA, K. A.; ARAGÃO, R. C. (Org.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 33-42.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394/96. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 maio 2015.
COSTA-HÜBES, T. C. Reflexões sobre os encaminhamentos de produção textual: enunciados em diálogo com outros enunciados. Encontro do CELSUL – Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, Anais do X Encontro do CELSUL. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel-PR, 2012. p.1-15.
FIAD, R, S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. (Org.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991. p. 54-63.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013[1991].
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
MENEGASSI, R. J. Da revisão à reescrita de textos: operações e níveis linguísticos na construção do texto. 1998. 265 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 1998.
MENEGASSI, R. J. Conceitos bakhtinianos na prova de redação. Línguas & Letras: Universidade Estadual do Oeste do Paraná. v. 12, 2011. p. 99-119.
MENEGASSI, R. J. A revisão de textos na formação docente inicial. In: GONÇALVES, A. V.; BAZARIM, M. (Orgs.). Interação, gênero e letramento: a (re)escrita em foco. 2. Ed. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 105-131.
MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão textual-interativa: aspectos teórico-metodológicos. Domínios de Linguagem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1019-1045, 2016.
MENEGASSI, R. J; GASPAROTTO, D. M. Revisão dialógica: princípios teóricos-metodológicos. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 19, n. 1, p. 107-124, jan./abr. 2019.
OLIVEIRA, J. de; VOSGERAU, D. S. A. R. Práticas de monitoria acadêmica no contexto brasileiro. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP/ v. 31, n. 64, 2021.
PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: MENEGASSI, R. J.; SANTOS, A., R. dos; RITTER, L. C. B. (Org.). Concepções de linguagem e ensino. Maringá: Eduem, 2010. p. 11-40. (Coleção formação de professores EAD, v. 41).
RODRIGUES, R. H.; CERUTTI-RIZZATTI, M. E. Linguística aplicada: ensino de língua materna. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. Disponível em: http://petletras.paginas.ufsc.br/files/2016/10/Livro-Texto_Linguistica_Aplicada_UFSC.pdf. Acesso em: 23 jun. 2023.
RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2010.
SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. p. 11-22.
SCHERER, C. de A. Formação teórico-metodológica para a docência: desafios e possibilidades. In: BARROCO, A. M. S.; ZIBETTI, M. L. T.; FACCI, M. G. D. (Orgs). Psicologia e docência no ensino superior: formação e atuação de professores. Maringá: Eduem, 2021. p. 19-36.
SERAFINI, M. T. Como escrever textos. Tradução Maria Augusta Barros de Mattos, Adaptação Ana Luísa Marcondes Garcia. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
SERCUNDES, M. M. I. Ensinando a escrever. In: CHIAPPINI, L. (Coord.). Aprender e ensinar com textos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 75-97.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, set.-dez. 2005, p. 443-466.
UNESPAR. Regimento geral da Universidade Estadual do Paraná. Paranavaí: Unespar, 2014. Disponível em: https://www.unespar.edu.br/a_unespar/institucional/documentos_institucionais/2-regimento-da-unespar. Acesso em: 5 jun. 2023.
VOLOCHINOV, V. N; BAKHTIN, M. Discurso na vida e discurso na arte (sobre poética sociológica). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza [para fins didáticos]. Versão da língua inglesa de I. R. Titunik a partir do original russo. 1926.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.