A Educação Inclusiva e o processo de construção da identidade docente

Authors

  • Cinara Aline de Freitas Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / Prefeitura Municipal de Uberaba - PMU
  • Helena de Ornellas Sivieiri-Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1646

Keywords:

Educação Inclusiva, Identidade docente, Professor regente

Abstract

The present work constitutes a qualitative research, with the objective of understanding how the teaching identity of the regent teacher who works with students who are the target audience of special education is constructed, in the context of inclusive education. The investigation process was carried out with eight teachers from public schools in the city of Uberaba - MG. As data construction methods, Life History and Focus Group were used. For the data analysis process, Content Analysis was used. As a theoretical contribution, a literature review was carried out regarding inclusive education and teacher identity. Through the investigation carried out, it is considered that the work with the specificities becomes challenging in an educational system that prevents the teacher from having quality time to socialize and strengthen himself among his peers. It is understood that the regent teacher is rebuilding his identity in a relatively new context in his professional path.

Author Biographies

Cinara Aline de Freitas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / Prefeitura Municipal de Uberaba - PMU

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Pós-graduada em Neuropedagogia e Psicanálise com Ênfase em Educação Especial; em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Coaching cognitivo-comportamental. Atua como Analista de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba-MG e é membro do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Formação de Professores - GPEFORM/UFTM.

Helena de Ornellas Sivieiri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professora associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Psicologia. Possui doutorado em Psicologia pela FFCLRP-USP e mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e pela Universidade do Minho - Portugal. Pesquisa e publica nas áreas de psicologia escolar/educacional, dificuldades de escolarização e queixa escolar, formação de professores, autoconhecimento e identidade docente. Possui experiência na clínica psicológica de crianças e adolescentes e saúde pública.

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Published

2023-12-16

How to Cite

FREITAS, C. A. de .; SIVIEIRI-PEREIRA, H. de O. . A Educação Inclusiva e o processo de construção da identidade docente. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 01–28, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1646. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1646. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossier - Knowledge from Experience: Diversity in Focus

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