A Educação Inclusiva e o processo de construção da identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1646Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Identidade docente, Professor regenteResumo
O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de compreender como se constrói a identidade docente do professor regente que atua com alunos público-alvo da educação especial, no contexto da educação inclusiva. Realizou-se o processo de investigação com oito professores de escolas públicas do município de Uberaba – MG. Como métodos de construção de dados, foram utilizados História de Vida e o Grupo Focal. Para o processo de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Como aporte teórico, realizou-se uma revisão de literatura referente à educação inclusiva e à identidade docente. Mediante a investigação realizada, considera-se que o trabalho com as especificidades se faz desafiador em um sistema educacional que impede que o professor tenha tempo de qualidade para socializar e se fortalecer entre seus pares. Entende-se que o professor regente está reconstruindo a sua identidade em um contexto relativamente novo em seu percurso profissional.Referências
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