Estudo das disparidades salariais entre professores federais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1746

Palavras-chave:

educação, salário, reconhecimento, meritocracia, transparência, ensino superior

Resumo

O artigo aborda a disparidade salarial e de condições entre os professores das carreiras de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) e de Ensino Superior (MS) nas instituições federais de ensino no Brasil, decorrente da implementação das Leis 12.772 e 12.863. Essas leis trouxeram benefícios, como o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), para o professor EBTT, resultando em remuneração semelhante ou superior à do professor MS, mesmo sem a mesma titulação acadêmica. Além disso, destacam-se as diferenças nas condições de progressão na carreira e nos requisitos de aposentadoria, tornando a carreira EBTT mais atrativa para jovens talentos em comparação à carreira MS. O texto argumenta que essa disparidade pode desestimular a participação em programas de pós-graduação e reduzir a qualidade do corpo docente das universidades federais. Portanto, sugere-se uma revisão das políticas salariais e de reconhecimento acadêmico para garantir equidade e motivação no ambiente acadêmico.

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Biografia do Autor

Fernando de Souza Bastos, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa – UFV. Doutor em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

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Publicado

2025-10-29

Como Citar

BASTOS, Fernando de Souza. Estudo das disparidades salariais entre professores federais no Brasil. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, p. 1–23, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1746. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1746. Acesso em: 30 out. 2025.

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