Reflexões sobre a fenomenologia de Edmund Husserl como método de pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1518Keywords:
Metodologia, fenomenologia, pesquisa em educaçãoAbstract
Este artigo discute as contribuições epistemológicas da Fenomenologia de Edmund Husserl para Pesquisa em Educação no Brasil. O objetivo deste trabalho é aprofundar os estudos sobre o referencial fenomenológico enquanto teoria e método de investigação nas pesquisas qualitativas em ciências humanas, para responder à seguinte questão: Como a epistemologia fenomenológica a partir do pensamento husserliano, pode contribuir com a pesquisa em educação, de modo a propiciar cientificidade e credibilidade à produção de novos conhecimentos? Apresentamos, primeiramente o precursor da fenomenologia, o projeto de fenomenologia de Husserl, com suas análises sobre a intencionalidade, a cientificidade, a epoche, o rigor do método fenomenológico. Adotou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica descritiva, considerando alguns dos principais expoentes do assunto nesta área de estudo, tais como: Husserl (2000, 1996), Merleau-Ponty (2011), Sacrini (2018, 2009, 2004), Gatti (2001), Peixoto (2016), Petrelli (2001), Rezende (1990) e Bueno (2001, 2014), entre outros estudiosos. Longe de esgotar com o tema, compreendemos ser este assunto de extrema importância para a pesquisa em educação no Brasil, creditando a objetividade e a subjetividade a fundamentação da verdade.
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