Implicações da escolarização para formação docente: das (im)pertinências epistemológico-didáticas às experiências relativos aos saberes geométricos
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1532Keywords:
Formação Docente, Escolarização, Saberes GeométricosAbstract
O artigo retrata um estudo no qual se cotejou as experiências escolares, tendo em vista seus efeitos para constituição da docência. Pari passu averiguou-se o contato com a Matemática/Geometria na escolarização. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sob uma abordagem narrativa. Enquanto procedimento para a coleta das fontes orais empregou-se entrevistas semiestruturadas e a triangulação na qualidade de método para análise dos dados. Contou-se com a participação de 12 pedagogas. A iniciativa (epistêmica) facultou compreender, em síntese, a existência de uma variação de idade significativa entre as participantes. Além disso, os dados encontrados refletiram a tendência à feminilização do magistério. Constatou-se, ademais, cuja maioria das entrevistas serem provenientes do ensino público, com algumas exceções. Ao descreverem o processo de escolarização, fica manifesto corresponder a uma perspectiva tradicional de ensino. Por outro lado, alguns projetos didáticos somados a algumas ações afetivas relatadas, foram capazes de mitigar os efeitos contraproducentes de um ensino conteudista. Depreendeu-se ainda, a existência de uma expressiva rejeição em relação à matemática. Relativo à experiência escolar relacionada à geometria, verificou-se à ausência de lembranças concernentes ao conhecimento geométrico.References
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