Retratos da produção acadêmica sobre o direito à infância na escola de tempo integral

Autores/as

  • Cris Regina Gambeta Junckes Prefeitura Municipal de São José, SC

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1488

Palabras clave:

educação integral , infância, criança, Educação Básica

Resumen

Este trabalho tem por objetivo destacar como o direito à infância está sendo considerado na política educacional brasileira, nas propostas de educação integral, por meio da análise da produção acadêmica selecionada no portal de teses e dissertações da Capes, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos Anais das reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Neste estudo constatou-se que as pesquisas sobre a escola de tempo integral vêm se expandindo pelo território nacional e retratam a diversidade de sua caracterização. Foram analisadas oito pesquisas que focalizam o direito à infância na educação básica, sendo que todas contaram com a participação das crianças na análise da organização escolar. Nesse contexto, percebeu-se que se sobressaem formas variadas de ocupar o tempo das crianças, desconsiderando seus interesses e necessidades formativas, perdendo de vista os direitos sociais das crianças de participar, brincar e aprender de maneira significativa.

Biografía del autor/a

Cris Regina Gambeta Junckes, Prefeitura Municipal de São José, SC

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na linha de pesquisa Educação e Infância. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância, Educação e Escola - GEPIEE/UFSC. Tem experiência na área de Educação atuando como professora e orientadora educacional da Educação Básica e, na formação inicial e continuada de professores, a partir dos seguintes temas: educação, infância, organização escolar, escola de tempo integral, direito à infância na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, avaliação, planejamento e prática pedagógica

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Publicado

2024-07-05

Cómo citar

JUNCKES, Cris Regina Gambeta. Retratos da produção acadêmica sobre o direito à infância na escola de tempo integral. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–25, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v22i47.1488. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1488. Acesso em: 19 abr. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Educação Integral

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