Retratos da produção acadêmica sobre o direito à infância na escola de tempo integral
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1488Palavras-chave:
educação integral , infância, criança, Educação BásicaResumo
Este trabalho tem por objetivo destacar como o direito à infância está sendo considerado na política educacional brasileira, nas propostas de educação integral, por meio da análise da produção acadêmica selecionada no portal de teses e dissertações da Capes, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos Anais das reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Neste estudo constatou-se que as pesquisas sobre a escola de tempo integral vêm se expandindo pelo território nacional e retratam a diversidade de sua caracterização. Foram analisadas oito pesquisas que focalizam o direito à infância na educação básica, sendo que todas contaram com a participação das crianças na análise da organização escolar. Nesse contexto, percebeu-se que se sobressaem formas variadas de ocupar o tempo das crianças, desconsiderando seus interesses e necessidades formativas, perdendo de vista os direitos sociais das crianças de participar, brincar e aprender de maneira significativa.Referências
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