Metodologias horizontais nos primeiros anos do ensino fundamental: um desafio descolonial
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1440Palavras-chave:
Metodologia Horizontal, Produção Horizontal de Conhecimento, Pedagogia Decolonial, Educação BásicaResumo
Neste artigo se exercita o pensamento crítico decolonial em umensaio sobre possíveis alternativas para horizontalizar metodologias nas práticas pedagógicas utilizadas em escolas públicas, nos processos de alfabetização e consolidação de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Intenciona-se verificar como se dá ou não a manutenção da colonialidade, eurocentricidade e subalternização daquilo que é próprio dos sujeitos em sua formação escolar básica. Para dar conta destes propósitos o estudo busca apoio teórico nas contribuições da perspectiva descolonial, explora as metodologias horizontais apontando o diálogo como instrumento de construção do conhecimento. O estudo enfatiza a escola ainda como espaço de manutenção de práticas colonizadoras e aponta para fissuras nesta estrutura que revelam possibilidades para a construção de intervenções docentes deste o viés descolonial.Referências
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