DOCUMENTO

Autores

  • José Carlos Souza Araujo Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.891

Resumo

Seu autor é Braulio Jayme Muniz Cordeiro, e o título completo dessa obra é Compêndio de Pedagogia organizado para uso dos candidatos ao magistério. Seu autor foi “Professor Público vitalício de segunda classe da instrucção primaria da província do Rio de Janeiro e membro fundador do Instituto Pedagogico de Nictheroy” (p. III, contracapa). É uma obra publicada no Rio de Janeiro, em 1874, pelo A.A. da Cruz Coutinho Editor.

Biografia do Autor

José Carlos Souza Araujo, Universidade de Uberaba

Licenciou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cursou Filosofia pelo Instituto Estigmatino de Campinas, e é bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, SP. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e Doutor em Educação na área de Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através da tese intitulada "Filosofia da Educação e Realidade Brasileira no Pensamento Pedagógico Marxista". Atua como professor e pesquisador com ênfase na área da Filosofia e História da Educação, bem como nas áreas da Pedagogia e da Didática. Desde 1979, tem trabalhado com a disciplina Filosofia da Educação, e desde 1997, também com História da Educação. Tem várias publicações vinculadas a tais áreas entre livros, capítulos de livro, artigos e trabalhos completos, além de participar como co-organizador de várias obras. É membro-fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia, desde a sua emergência em setembro de 1990, quando se ampliou o grupo de pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" (Histedbr) ; é também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior: História, Sociedade e Política desde 2004. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação desde a sua fundação em 2000, da qual foi Diretor Regional do Sudeste entre 2003 e 2007. Atualmente, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da qual é Professor Titular; integra também a Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) do Centro-Oeste - REDECENTRO. Foi membro da Câmara de Assessoramento em Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) entre 01/02/2007 e 31/01/2011. Além disso, atuou como pesquisador visitante, nível 1, com o apoio do CNPq, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), de março de 2009 a fevereiro de 2010. Hoje, é pesquisador do CNPq, através do projeto Ser Professor no Brasil nos anos de 1920: profissão, profissionalização e profissionalismo. Entre janeiro e dezembro de 2012, foi pesquisador visitante na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), junto à Faculdade de Educação. Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

ARAUJO, J. C. S. DOCUMENTO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 129–134, 2014. DOI: 10.31496/rpd.v14i30.891. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/891. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Documentos