Aprendizagem da aritmética na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública tocantinense

Autores

  • Gustavo Cunha de Araújo Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT http://orcid.org/0000-0002-1996-5959
  • Pedro Pereira Cortes Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1480

Palavras-chave:

EJA, Matemática, Ensino e aprendizagem, Aritmética, Educação

Resumo

A aritmética se apresenta como uma das bases para a estruturação do conhecimento humano. A pesquisa tem como principal objetivo conhecer, a partir da visão de professores e estudantes, como ocorre o processo de ensino aprendizagem de aritmética na Educação de Jovens e Adultos - EJA (Segundo Segmento) de uma escola pública tocantinense. Optou-se por uma pesquisa qualitativa e documental, além de aplicação de questionários a professores de Matemática e estudantes da EJA. Tais procedimentos caracterizam a pesquisa como de levantamento por amostragem. Dentre alguns resultados da pesquisa, segundo os docentes, não existe um material didático de Matemática e particularmente de aritmética para a EJA, sendo eles mesmos os responsáveis pela seleção dos conteúdos a serem trabalhados. Por outro lado, a maioria dos alunos relatou que tem dificuldades com a aritmética, embora seja o ramo da Matemática mais útil no seu dia a dia, conforme os seus depoimentos.

Biografia do Autor

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (ProfArtes/UFU).

Pedro Pereira Cortes Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPPGE/UFT), com Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). É professor efetivo de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

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Publicado

2023-05-12

Como Citar

Araújo, G. C. de, & Cortes Filho, P. P. (2023). Aprendizagem da aritmética na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública tocantinense. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–30. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1480