Aprendizagem da aritmética na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública tocantinense
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1480Palavras-chave:
EJA, Matemática, Ensino e aprendizagem, Aritmética, EducaçãoResumo
A aritmética se apresenta como uma das bases para a estruturação do conhecimento humano. A pesquisa tem como principal objetivo conhecer, a partir da visão de professores e estudantes, como ocorre o processo de ensino aprendizagem de aritmética na Educação de Jovens e Adultos - EJA (Segundo Segmento) de uma escola pública tocantinense. Optou-se por uma pesquisa qualitativa e documental, além de aplicação de questionários a professores de Matemática e estudantes da EJA. Tais procedimentos caracterizam a pesquisa como de levantamento por amostragem. Dentre alguns resultados da pesquisa, segundo os docentes, não existe um material didático de Matemática e particularmente de aritmética para a EJA, sendo eles mesmos os responsáveis pela seleção dos conteúdos a serem trabalhados. Por outro lado, a maioria dos alunos relatou que tem dificuldades com a aritmética, embora seja o ramo da Matemática mais útil no seu dia a dia, conforme os seus depoimentos.Referências
ALONSO, M. O Trabalho Coletivo na Escola. In: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formação de Gestores Escolares para a Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação. PUC-SP, 2002, p. 23-28.
BARCELOS, V. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta solidária e cooperativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BARCELOS, V.; DANTAS, T. R. Políticas e práticas na Educação de Jovens e Adultos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
BERNARDINO, A. J. Exigências na formação dos professores de EJA. VII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL – ANPED SUL. Anais [...]. UNIVALI, Itajaí-SC, 2008.
Disponível em: http://forumeja.org.br/sc/files/Exig%C3%AAncias%20na%20forma%C3%A7%C3%A3o%20dos%20Professores%20da%20EJA.pdf. Acesso em: 19 set. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico]. Brasília: Inep, 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Plano Nacional de Educação: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. Michigan: The Institute for Research on Teaching, 1985.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREITAS, A. V. Questões curriculares e educação matemática na EJA: desafios e propostas. Jundiaí, SP: Paco, 2018.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1997.
MIGUEL, J. C. Formação do conceito de proporcionalidade na perspectiva do ensino desenvolvimental. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 502-524, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6491. Acesso em: 24 dez. 2021.
NOGUEIRA, S. M. de A. Ainda tempos estranhos. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 29, n. 111, p. 311-317, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-4036202100029011100001. Acesso em: 24 dez. 2021.
OLIVEIRA, G. S. (org.). Metodologia do Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Uberlândia, MG: FUCAMP, 2019. 134 p.
OLIVEIRA, G. S. (org.). Metodologia do Ensino de Matemática: fundamentos teóricos e práticos. Uberlândia, MG: FUCAMP, 2020. 154 p.
ONUCHIC, L. de la; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011.
PARDIM, C. M.; CALADO, M. C. O Ensino da Matemática na EJA: um estudo sobre as dificuldades e desafios do professor. Revista Ifes Ciência, Vitória, v. 2, n. 1, p. 98-123, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.36524/ric.v2i1.253. Acesso em 24 dez. 2021.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, 2013.
PPP. Escola Municipal Professora Nair Duarte. Projeto Político Pedagógico – PPP. Araguatins-TO, 2020.
ROSA, J. E.; MATOS, C. F. Atividade orientadora de ensino e proposição davydoviana na organização do ensino de matemática. Obutchénie - Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, p. 69-91, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-4. Acesso em: 24 dez. 2021.
SANTORUM, P. R. et al. Estratégias predominantes na pesquisa qualitativa em educação. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 2, n. 1, p. 1-133, 2018.
SOUSA, J. R. Ensinando integradamente aritmética, geometria e álgebra: propostas de atividades para a matemática do ensino fundamental. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2014.
SOUZA, C. R. S.; AZAMBUJA, G.; PAVÃO, S. M. de O. Rejuvenescimento da Educação de Jovens e Adultos-EJA: prática de inclusão ou exclusão?. Revista Iberoamericana de Educación, n. 59, v.2, p. 1-7, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.35362/rie5921394. Acesso em: 24 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.