Formação docente de professores e as tecnologias assistivas para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência

Autores

  • Rejane Isabel Ferreira Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG
  • Bruna Carla Rodrigues de Oliveira Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1486

Palavras-chave:

formaçao de professores, educação integral, tecnologias assistivas, educação inclusiva

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar a formação do professor de atendimento educacional especializado que atua nas salas de recursos multifuncionais, para o uso de tecnologias assistivas. Para isso, embasamos em autores que corroboram com a temática, como: Glat (2009), Nogueira (2003), Alves (2006), Saviani (2012), dentre outros. Trouxemos dados da Declaração Mundial de Educação para Todos que que trata da universalização do acesso à educação e promoção da equidade, promovendo a educação integral de todos os estudantes. Enfatizamos sobre o uso da tecnologia assistiva como aliada ao processo de ensino aprendizagem, derrubando barreiras de acesso ao conhecimento. E buscamos salientar a importância de políticas públicas de formação continuada de professores para que possa de fato acontecer uma educação inclusiva com ênfase ao desenvolvimento integral do aluno com deficiência.

Biografia do Autor

Rejane Isabel Ferreira, Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2009), com Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública Especial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Atualmente é diretoria do Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Especial.

Bruna Carla Rodrigues de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e professora formadora no Departamento de Desenvolvimento Profissional - Casa do educador "Dedê Prais" pela Secretaria Municipal de Educação. Foi orientadora de estudos do Programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/MEC de 2016 a 2018

Referências

ALBURQUEQUE, E.R.; MACHADO, L.B. Representações Sociais de Inclusão entre Professoras de Escolas Públicas. In: MAGALHÃES, R. C. B. P. (Org.). Educação Inclusiva: escolarização, política e formação docente. Brasília: Líber Livro, 2011.

ALVES, D. O. et al. Sala de Recursos Multifuncionais: espaço para o atendimento educacional especializado. Brasília: SEESP-MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 25 set. 2021.

BRASIL Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752 publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 25 set. 2021.

BRASIL Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Ata da Reunião III do Comitê de Ajudas Técnicas. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde/Comitê%20de%20Ajudas%20Técnicas/Ata%20III%2019%20e%2020%20abril2007.doc. Acesso em: 1 out. 2021.

DUTRA, C. P.; GRIBOSKI, C. M. Gestão para a inclusão. Revista Educação Especial, v. 32, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial. Acesso em: 30 set. 2021.

FILHO, T. A. G.; MIRANDA, T.G. Tecnologia assistiva e salas de recursos: análise crítica de um modelo. In: MIRANDA, T.G.; FILHO, T. A. G. (Org.) O professor e a educação inclusiva: Formação, Prática e Lugares. Salvador, BA: EDUFBA, 2012.

GADOTTI, M. Educação integral no Brasil inovações em processo. Centro de Referência Paulo Freire. Disponível em :http://www.acervo.paulofreire.org/xmlui/bitstream/handle/7891/3079/FPF_PTPF_12_076.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 de jan. 2022.

GLAT, R. A. Integração Social dos Portadores de Deficiência: uma reflexão. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1995.

GLAT, R. A.; NOGUEIRA, M. L. de L. Políticas Educacionais e Formação de Professores para a Educação Inclusiva no Brasil. Caderno do Programa de Pós-Graduação em Educação, ano 10, n. 1, jun. 2003.

GUARESCHI, P. A. Sem dinheiro não há salvação: ancorando o bem e o mal entre os neopentecostais. In: GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.). Textos em representações sociais. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999.

MINAYO, M. C. de S. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

RIBEIRO, D. de C. R.; MOREIRA, V. W. Edgar Morin e a Educação Integral: subsídios para essa associação. RBPAE, v. 36, n. 3, p. 970-989, set. /dez. 2020.

SAVIANI, D. Escola e democracia, 42ª ed., Campinas, SP: Ed. Autores Associados. 2012. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/arquivos/phc/D_Saviani_Escola_e_democracia.pdf>. Acesso em: 17 de jan. 2021.

PRADO, M.E.B.B.; FREIRE, F.M.P. A formação em serviço visando a reconstrução da prática educacional. In: FREIRE, F.M.P.; VALENTE, A. (Org.) Aprendendo para a vida: os Computadores na Sala de Aula. São Paulo: Cortez, 2001.

UNESCO. Declaração de Salamanca. Dispõe sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

ISABEL FERREIRA, R.; CARLA RODRIGUES DE OLIVEIRA, B. Formação docente de professores e as tecnologias assistivas para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–12, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v22i47.1486. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1486. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Integral