Formação docente de professores e as tecnologias assistivas para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência

Autores

  • Rejane Isabel Ferreira Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG
  • Bruna Carla Rodrigues de Oliveira Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1486

Palavras-chave:

formaçao de professores, educação integral, tecnologias assistivas, educação inclusiva

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar a formação do professor de atendimento educacional especializado que atua nas salas de recursos multifuncionais, para o uso de tecnologias assistivas. Para isso, embasamos em autores que corroboram com a temática, como: Glat (2009), Nogueira (2003), Alves (2006), Saviani (2012), dentre outros. Trouxemos dados da Declaração Mundial de Educação para Todos que que trata da universalização do acesso à educação e promoção da equidade, promovendo a educação integral de todos os estudantes. Enfatizamos sobre o uso da tecnologia assistiva como aliada ao processo de ensino aprendizagem, derrubando barreiras de acesso ao conhecimento. E buscamos salientar a importância de políticas públicas de formação continuada de professores para que possa de fato acontecer uma educação inclusiva com ênfase ao desenvolvimento integral do aluno com deficiência.

Biografia do Autor

Rejane Isabel Ferreira, Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2009), com Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública Especial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Atualmente é diretoria do Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Especial.

Bruna Carla Rodrigues de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e professora formadora no Departamento de Desenvolvimento Profissional - Casa do educador "Dedê Prais" pela Secretaria Municipal de Educação. Foi orientadora de estudos do Programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/MEC de 2016 a 2018

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Publicado

2022-12-04

Como Citar

Isabel Ferreira, R., & Carla Rodrigues de Oliveira, B. (2022). Formação docente de professores e as tecnologias assistivas para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência. Revista Profissão Docente, 22(47), 01–12. https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1486

Edição

Seção

Dossiê - Educação Integral