Formação docente de professores e as tecnologias assistivas para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência

Authors

  • Rejane Isabel Ferreira Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG
  • Bruna Carla Rodrigues de Oliveira Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1486

Keywords:

formaçao de professores, educação integral, tecnologias assistivas, educação inclusiva

Abstract

The purpose of this work is to analyze the training of the teacher of the specialized educational service that works in the multifunctional resource rooms, for the use of assistive technologies. For this, we base ourselves on authors that corroborate with the theme, such as: Glat (2009), Nogueira (2003), Alves (2006), Saviani (2012), among others. We brought data from the World Declaration on Education for All, which deals with universal access to education and promotion of equity by promoting the integral education of all students. We emphasize on the use of assistive technology as an ally to the teaching-learning process, breaking down barriers to access to knowledge. And we seek to emphasize the importance of public policies for continuing teacher training so that an inclusive education can actually take place with an emphasis on the integral development of students with disabilities.

Author Biographies

Rejane Isabel Ferreira, Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2009), com Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública Especial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Atualmente é diretoria do Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Especial.

Bruna Carla Rodrigues de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação – SEE/MG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e professora formadora no Departamento de Desenvolvimento Profissional - Casa do educador "Dedê Prais" pela Secretaria Municipal de Educação. Foi orientadora de estudos do Programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/MEC de 2016 a 2018

References

ALBURQUEQUE, E.R.; MACHADO, L.B. Representações Sociais de Inclusão entre Professoras de Escolas Públicas. In: MAGALHÃES, R. C. B. P. (Org.). Educação Inclusiva: escolarização, política e formação docente. Brasília: Líber Livro, 2011.

ALVES, D. O. et al. Sala de Recursos Multifuncionais: espaço para o atendimento educacional especializado. Brasília: SEESP-MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 25 set. 2021.

BRASIL Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752 publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 25 set. 2021.

BRASIL Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Ata da Reunião III do Comitê de Ajudas Técnicas. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde/Comitê%20de%20Ajudas%20Técnicas/Ata%20III%2019%20e%2020%20abril2007.doc. Acesso em: 1 out. 2021.

DUTRA, C. P.; GRIBOSKI, C. M. Gestão para a inclusão. Revista Educação Especial, v. 32, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial. Acesso em: 30 set. 2021.

FILHO, T. A. G.; MIRANDA, T.G. Tecnologia assistiva e salas de recursos: análise crítica de um modelo. In: MIRANDA, T.G.; FILHO, T. A. G. (Org.) O professor e a educação inclusiva: Formação, Prática e Lugares. Salvador, BA: EDUFBA, 2012.

GADOTTI, M. Educação integral no Brasil inovações em processo. Centro de Referência Paulo Freire. Disponível em :http://www.acervo.paulofreire.org/xmlui/bitstream/handle/7891/3079/FPF_PTPF_12_076.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 de jan. 2022.

GLAT, R. A. Integração Social dos Portadores de Deficiência: uma reflexão. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1995.

GLAT, R. A.; NOGUEIRA, M. L. de L. Políticas Educacionais e Formação de Professores para a Educação Inclusiva no Brasil. Caderno do Programa de Pós-Graduação em Educação, ano 10, n. 1, jun. 2003.

GUARESCHI, P. A. Sem dinheiro não há salvação: ancorando o bem e o mal entre os neopentecostais. In: GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.). Textos em representações sociais. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999.

MINAYO, M. C. de S. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

RIBEIRO, D. de C. R.; MOREIRA, V. W. Edgar Morin e a Educação Integral: subsídios para essa associação. RBPAE, v. 36, n. 3, p. 970-989, set. /dez. 2020.

SAVIANI, D. Escola e democracia, 42ª ed., Campinas, SP: Ed. Autores Associados. 2012. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/arquivos/phc/D_Saviani_Escola_e_democracia.pdf>. Acesso em: 17 de jan. 2021.

PRADO, M.E.B.B.; FREIRE, F.M.P. A formação em serviço visando a reconstrução da prática educacional. In: FREIRE, F.M.P.; VALENTE, A. (Org.) Aprendendo para a vida: os Computadores na Sala de Aula. São Paulo: Cortez, 2001.

UNESCO. Declaração de Salamanca. Dispõe sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.

Published

2023-03-08

How to Cite

Isabel Ferreira, R., & Carla Rodrigues de Oliveira, B. (2023). Formação docente de professores e as tecnologias assistivas para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência. Revista Profissão Docente, 22(47), 01–12. https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1486

Issue

Section

Dossiê - Educação Integral