Formação docente no curso de Educação Física: A construção de saberes na vivência do Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1626Palavras-chave:
programa Residência Pedagógica, formação docente, Educação Física escolarResumo
Este estudo toma como referência a pesquisa "Formação docente no curso de Educação Física: a construção de saberes na vivência do Programa Residência Pedagógica", cujo objetivo foi analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para o processo de formação de alunos residentes do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, construído de forma eletrônica por meio da plataforma Google forms. O questionário foi aplicado para uma amostra de 13 residentes, todos participantes dos editais de 2018 e 2020 do Programa, que cursaram ou ainda estavam cursando a licenciatura em Educação Física, na Universidade supracitada. Verificou-se, com este estudo, a aproxinação estabelecida pelo Programa entre os alunos participantes com a escola, espaço de formação e atuação desses sujeitos, proporcionando a experiência do ser professor.
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