Entre teoria e prática: trajetórias formativas de docentes de cursos de Ciências Contábeis em Universidades Federais
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1662Palavras-chave:
trajetórias formativas, ciências contábeis, docência universitáriaResumo
Este trabalho objetiva entender as trajetórias formativas de docentes em cursos de Ciências Contábeis de cinco Universidades Federais em Minas Gerais que alcançaram o conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018. Foram abordadas perspectivas teóricas relativas à formação docente e à docência em Ciências Contábeis. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizando a categorização de ciclos de vida profissional de Huberman (2000). Foram analisados 50 currículos de professores de Ciências Contábeis das instituições citadas, ativos em 2021. Os dados revelam trajetórias em ambientes propícios à formação contínua e à dedicação à docência, pesquisa e extensão. Nota-se uma carreira majoritariamente masculina e branca. Os docentes possuem vasta experiência prática em contabilidade, porém, há uma adesão limitada à formação pedagógica e à produção acadêmica em Educação Contábil.
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