Entre teoria e prática: trajetórias formativas de docentes de cursos de Ciências Contábeis em Universidades Federais

Autores

  • Railene Oliveira Borges Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil
  • Selva Guimaraes Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1662

Palavras-chave:

trajetórias formativas, ciências contábeis, docência universitária

Resumo

Este trabalho objetiva entender as trajetórias formativas de docentes em cursos de Ciências Contábeis de cinco Universidades Federais em Minas Gerais que alcançaram o conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018. Foram abordadas perspectivas teóricas relativas à formação docente e à docência em Ciências Contábeis. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizando a categorização de ciclos de vida profissional de Huberman (2000). Foram analisados 50 currículos de professores de Ciências Contábeis das instituições citadas, ativos em 2021. Os dados revelam trajetórias em ambientes propícios à formação contínua e à dedicação à docência, pesquisa e extensão. Nota-se uma carreira majoritariamente masculina e branca. Os docentes possuem vasta experiência prática em contabilidade, porém, há uma adesão limitada à formação pedagógica e à produção acadêmica em Educação Contábil.

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Biografia do Autor

Railene Oliveira Borges, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990). Atualmente é professora no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Sociais aplicadas, IFRS 3 - business combination e normas internacionais de contabilidade.

Selva Guimaraes, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Possui mestrado (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996). Realizou Pós-Doutorado em Educação pela UNICAMP(2007) e Estágio Sênior em Didactica de las Ciencias Sociales na UAB - Universidad Autonoma de Barcelona (2016) . Atuou como docente da educação básica na rede pública do estado de Minas Gerais, na Escola de Educação Básica da UFU e como professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, aposentada em março de 2017. Pesquisadora de Produtividade do CNPq PQ1B-2003-2023. Foi coordenadora do PPGED/UFU por três mandatos. Atualmente é Professora Titular da UNIUBE; Professora Permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação da UNIUBE - Universidade de Uberaba; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação: Mestrado e Doutorado Profissional em Educação da Uniube, em Uberlândia/Mg. Professora colaboradora do PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do GEPEGH (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Geografia) certificado no CNPq. Membro do Observatório do ensino de História e Geografia.Membro da Câmara de Ciências Humanas e Educação da FAPEMIG(2002-2005; 2020-2023) Membro de conselhos editoriais de periódicos nacionais e internacionais. Membro da Red de Inducción a la Docência e da Red Iberoamericana en Didática de las Ciencias Sociales. Membro da International Society for History Didactics(ISHD), da Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS), da Associação Brasileira de Ensino de História(ABEH). Possui experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores, metodologia, didática e práticas de ensino e aprendizagem em História.

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Publicado

2025-06-05

Como Citar

BORGES, Railene Oliveira; GUIMARAES, Selva. Entre teoria e prática: trajetórias formativas de docentes de cursos de Ciências Contábeis em Universidades Federais. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 1–17, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1662. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1662. Acesso em: 6 jun. 2025.

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