Monitoria em psicogerontologia: relato de experiência sobre ensino e prática no trabalho com pessoas idosas
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1664Palavras-chave:
psicogerontologia, monitoria, ensinoResumo
A monitoria é uma atividade de ensino e aprendizagem que objetiva contribuir para a formação do aluno. Assim, o objetivo deste manuscrito foi relatar a experiência vivida na monitoria da disciplina “Tópicos Especiais III – Psicogerontologia” ofertada no curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Este estudo utiliza a metodologia qualitativa, do tipo descritiva, referindo-se a um relato de experiência. As análises sobre a prática na disciplina foram divididas em: planejamento e atividades de ensino, atividade intergeracional e prática em anamnese. A partir da vivência na disciplina e após discussões com a professora/orientadora, identificou-se que o trabalho do aluno monitor é essencial no auxílio da relação professor-aluno. Pensar sobre o envelhecimento humano, formar profissionais para lidar com as demandas da longevidade e promover políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas idosas são atividades muito necessárias considerando o atual cenário demográfico do Brasil e suas projeções.
Palavras-chave: Psicogerontologia. Monitoria. Ensino.
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