Inclusão de pessoas com deficiências em grupos de dança no cenário internacional

Autores

  • Ana Carla Pereira Martins Conselho Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Brasil
  • Artur Gomes Dias Lima Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Brasil
  • Carlos Alberto Batista dos Santos Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1550

Palavras-chave:

Inclusão, Dança, Pessoas com deficiências, Cultura, Revisão integrativa

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal identificar os processos de inclusão das Pessoas com Deficiências (PcD) em grupos de dança no cenário internacional, com enfoque na pesquisa bibliográfica, que adota os métodos de coleta de dados da revisão sistemática integrativa por meio de buscas online de periódicos, teses e dissertações, nas bases: ERIC, Web of Science, Scopus, CAPES, Google Acadêmico e SciELO, publicados entre 2015 e 2021. As análises dos dados foram realizadas com o software Rayyan e ATLAS.ti. Os resultados apresentam evidências sobre o cenário no mundo da inclusão em pesquisas locais, do público participante dos estudos, das temáticas e dos passos metodológicos seguidos, além de apontar o processo de inclusão em danças e os tipos de deficiências presentes nessas investigações, demonstrando a utilização da dança como instrumento educativo culturalmente inclusivo.

Biografia do Autor

Ana Carla Pereira Martins Conselho, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Brasil

Professora de Língua Portuguesa, Doutoranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH), bolsista do PROGPESQ, pela UNEB, mestra em Literatura de Língua Portuguesa: Invest. e Ensino, pela Universidade de Coimbra, especialista em Português e Educação, pela Universidade de Coimbra (2009), como também, em Libras, pela UNIVASF, graduada em Letras com Espanhol, pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura, Didática e Comunicação. Atua como professora de Língua Portuguesa, no Colégio da Polícia Militar de Pernambuco, Anexo I, Petrolina-PE.

Artur Gomes Dias Lima, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Brasil

Biólogo/Parasitologista, Doutor em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz, Mestre em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, Docente em Ecologia Médica e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana – PPGEcoH da Universidade do Estado da Bahia. Sócio e Conselheiro da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH. Representante da Regional Bahia de Parasitologia. Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Curador da Coleção Entomológica Mangabeira & Sherlock. Tem experiência na área de Zoologia Médica, Entomologia Médica e Parasitologia Geral. Estudioso em impactos ambientais e doenças transmitidas por vetores.

Carlos Alberto Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Brasil

Biólogo/Etnobiólogo. Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE). Mestre em Zoologia (UESC). Atua na área de Zoologia, Conservação da Biodiversidade, Etnozoologia e Etnoecologia. Professor da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais. Coordenador e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental DTCS/UNEB. Lider do Grupo de Pesquisa em Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais (UNEB), Pesquisador do OPARÁ: Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (UNEB)

Referências

CASTRO, F. C. D. de; CARMO, C. E. O do. Conferência corpos (im) perfeitos na performance contemporânea. DANÇA: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, v. 2, n. 1, 2013.

CONSELHO, A. C. P. M.; SANTOS, C. A. B.; L., A. G. D. Inclusão das pessoas com deficiências nas manifestações culturais de dança no semiárido brasileiro. Revista de Estudos de Cultura, v. 9, n. 22, p. 187-196. 2023. DOI 10.32748/revec.v9i22.19461.

CORREIA, F. D. de C. et al. Corpo sitiado..., a comunicação invisível: dança, rodas e poéticas. 2007, 140f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

FARIAS, N.; BUCHALLA, C. M. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da organização mundial da saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista brasileira de epidemiologia, v. 8, p. 187-193, 2005.

FRIESE, S. ATLAS.ti Scientific Software Development GmbH. Versão do documento: 22.1.0.222 (19.07.2022 21:19:05), 2022. Disponível em: https://atlasti.com/de/research-hub/qualitative-analysesoftware. Acesso em: 19 maio 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HALL, J. M. Philosophy of dance and disability. Philosophy Compass, v. 13, n. 12, p. e12551, 2018.

HICKEY-MOODY, A. Integrated dance as a public pedagogy of the body. Social Alternatives, v. 36, n. 4, p. 5-13, 2017.

LE BRETON, D. A sociologia do corpo. Trad. Sonia M. S. Fuhrmann. 5. ed. Petrópolis, Vozes, 2011.

LOPES, L. V. C. de F. et al. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência da ONU, seu protocolo facultativo e a acessibilidade. 2009, 229f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

MARSH, K. Taking charge: Dance, disability and leadership: exploring the shifting role of the disabled dance artist. 2016, 299f. Tese (Doutorado em filosofia) - Coventry University. 2016.

MATTOS, P. de C. Tipos de revisão de literatura. UNESP. São Paulo, v. 2, 2015.

MOHER, D. et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement (Chinese edition). Journal of Chinese Integrative Medicine, v. 7, n. 9, p. 889-896, 2009.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Convenção da 61a sessão da Assembleia Geral de 30/03/2007, 2007. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 20 dez. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral de 10/12/1948. Paris, 1948. Disponível em: http://www.un.org/es/documents/udhr/. Acesso em: 20 dez. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração dos direitos das pessoas com deficiência. Resolução 34/47, da 30ª sessão da Assembleia Geral de 09/12/1975. ONU, 1975. Disponível em: https://www.insdip.com/pt/30o-periodo-de-sesiones-1975-1976/. Acesso em: 20 dez. 2022.

OUZZANI, M. et al. Rayyan – a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, 2016. 5:210, DOI 10.1186/s13643-016-0384-4.

RECTOR, M.; TRINTA, A. R. Comunicação do corpo. São Paulo: Ática, 1999.

SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7 ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

SCHMIDT, M. The Sankey diagram in energy and material flow management: part II: methodology and current applications. Journal of industrial ecology, v. 12, n. 2, p. 173-185, 2008.

SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G. O enfermeiro e a educação em saúde mental na atenção primária: revisão integrativa. SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, v. 8, n. 2, p. 100-107, 2012b.

SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, n. 1, p. 208-218, 2012a.

UGAYA, A. de S. A dança na formação docente em educação física. 2011. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO) et al. ICF: International Classification of Functioning, Disability and Health. 2001. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mis-33532. Acesso em: 12 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

CONSELHO, A. C. P. M.; LIMA, A. G. D. .; SANTOS, C. A. B. dos. Inclusão de pessoas com deficiências em grupos de dança no cenário internacional. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–19, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1550. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1550. Acesso em: 21 nov. 2024.