Monitoria em psicogerontologia: relato de experiência sobre ensino e prática no trabalho com pessoas idosas

Autores

  • Jeisiane dos Santos Lima Universidade Federal do Pará - UFPA, Brasil
  • Pedro Teixeira Miranda Universidade Federal do Pará - UFPA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1664

Palavras-chave:

psicogerontologia, monitoria, ensino

Resumo

A monitoria é uma atividade de ensino e aprendizagem que objetiva contribuir para a formação do aluno. Assim, o objetivo deste manuscrito foi relatar a experiência vivida na monitoria da disciplina “Tópicos Especiais III – Psicogerontologia” ofertada no curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Este estudo utiliza a metodologia qualitativa, do tipo descritiva, referindo-se a um relato de experiência. As análises sobre a prática na disciplina foram divididas em: planejamento e atividades de ensino, atividade intergeracional e prática em anamnese. A partir da vivência na disciplina e após discussões com a professora/orientadora, identificou-se que o trabalho do aluno monitor é essencial no auxílio da relação professor-aluno. Pensar sobre o envelhecimento humano, formar profissionais para lidar com as demandas da longevidade e promover políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas idosas são atividades muito necessárias considerando o atual cenário demográfico do Brasil e suas projeções.

Palavras-chave: Psicogerontologia. Monitoria. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeisiane dos Santos Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA, Brasil

Professora adjunta da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Psicóloga formada pela UFPA (2010); Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA, 2019), com tese envolvendo as áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia do Envelhecimento. Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA, 2014). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Análise do Comportamento da UFPA (GEPENAC). Possui Título de Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde (IEPS, 2016), em Saúde do Idoso pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA (UFPA, 2012) e em Psicologia Clínica-Terapia Analítico Comportamental pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA, 2010). Tutora da Residência em Saúde do Idoso do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

 

Pedro Teixeira Miranda, Universidade Federal do Pará - UFPA, Brasil

Graduando de Psicologia da Universidade Federal do Pará.

Referências

AGLIARDI, D. A.; AREOSA, S. V. C.; GRAEFF, D. B. O envelhecimento no currículo do Ensino Superior nos cursos de Saúde e Humanidades | Human aging in the Higher Education curriculum of Health and Humanities courses. Revista de Educação Puc-Campinas, Campinas, v. 25, p. 1, 21 out. 2020. https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/4750. Acesso em: 29 mar. 2025.

APA - American Psychological Association. Guidelines for psychological practice with older

adults. American Psychologist Association, v. 59, n. 4, p. 236-260, 2004.

APA - American Psychological Association. Guidelines for psychological practice with older

adults. American Psychologist Association, v. 59, n. 4, p. 34-65, 2014. Disponível em: http://www.apa.org/practice/guidelines/older-adults.aspx. Acesso em: 29 ago. 2023

BETTOI, W.; SIMÃO, L. M. Profissionais para si ou para outros?: algumas reflexões sobre a formação dos psicólogos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 20, n. 2, p. 20–31, jun. 2000.Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932000000200005. Acesso em: 27 set 2023

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1968.

BURGIO, L. D.; BURGIO, K. L. Behavioral gerontology: application of behavioral methods to the problems of older adults. Journal of Applied Behavior Analysis, Baltimore, v. 19, p. 321-328, 1986. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/instance/1308081/pdf/jaba00026-0012.pdf. Acesso em: 24 set. 2023.

CANTINHO, M. S. D. Envelhecimento, intergeracionalidade e bem-estar: um estudo exploratório com um programa intergeracional. 2018. 178 p. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Social) – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal, 2018.

CURY, B. de M. Reflexões sobre a formação do psicólogo no Brasil: a importância dos estágios curriculares. Psicol. rev. Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 149-151, abr. 2013 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682013000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 set. 2023.

SOARES, S. J. Pesquisa científica: uma abordagem sobre o método qualitativo. Revista Ciranda, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–13, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/314. Acesso em: 20 set. 23

DROSSEL, C.; TRAHAN, M. A. Behavioral interventions are first-line treatments for managing changes associated with cognitive decline. The Behavior Therapist, v. 38, n. 5, p. 126-131, 2015.

FRANCO, A. C.; BOOG, M. C. F. Relação teoria-prática no ensino de educação nutricional. Revista de Nutrição, v. 20, n. 6, p. 643–655, nov. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-52732007000600007. Acesso em: 10 set 2023.

GOYOS, C. et al. Análise do comportamento e o estudo do envelhecimento humano: revisão dos estudos de aplicação. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 1-20, ago. 2012. ISSN 2526-6551. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/view/927. Acesso em: 09 set. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v5i2.927.

HONORATO et al. Implementation of the neurological skills ambulatory in medical graduation: practices and reflections. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 12, p. e368111234428, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i12.34428. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34428. Acesso em: 7 set. 2023.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE divulga o Censo 2022: número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos. Agência IBGE notícias, 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38186-censo-2022-numero-de-pessoas-com-65-anos-ou-mais-de-idade-cresceu-57-4-em-12-anoS. Acesso em: 16 set. 2023.

KNIGHT, B. G. et al. Pikes Peak model for training in professional geropsychology. American Psychologist, v. 64, n. 3, p. 205-214, 2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19348521/. Acesso em: 16 set. 2023.

KRUG, R. de R. et al. Programa intergeracional de estimulação cognitiva: Benefícios relatados por idosos e monitores participantes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, p. e3536, 2019.Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102.3772e3536 . Acesso em: 16 set. 2023.

KRÜGER, H. Cognição, estereótipos e preconceitos sociais. In: LIMA, M. E. O.; PEREIRA, M. E. (org.). Estereótipos, preconceitos e discriminação: perspectivas teóricas e metodológicas. Salvador: EDUFBA, 2004, p. 23-40.

LEBLANC, L. A.; RAETZ, P. B.; FELICIANO, L. Behavioral gerontology. In: FISHER, W. W.; PIAZZA, C. C.; ROANE, H. S. Roane (org.). Handbook of applied behavior analysis. New York: The Guilford Press, 2011, p. 472-488.

LINS et al. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. Anais da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX, Recife. p. 1-2. 2009. Disponível em: https://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:i1W1DHwpt_0J:scholar.google.com/&hl=pt-BR&as_sdt=0. Acesso em: 9 abr. 2025.

MORSCH, P.; VEGA, E. O combate ao idadismo no marco da década do envelhecimento saudável. Oikos: Família e Sociedade em Debate, [S. l.], v. 34, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/15225. Acesso em: 30 ago. 2023.

NERI, A. L.; JORGE, M. D. Atitudes e conhecimentos em relação à velhice em estudantes de graduação em educação e em saúde: Subsídios ao planejamento curricular. Estudos de Psicologia, v. 23, n. 2, p. 127-137, ano?? 2006? Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2006000200003. Acesso em: 13 set. 2023.

Organização Mundial da Saúde. Relatório mundial sobre o idadismo. Washington, DC: Organização Pan-Americana da Saúde, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.37774/9789275724453. Acesso em: 12 set. 2023.

TOMÉ, A. M.; FORMIGA, N. S. Teorias e perspectivas sobre o envelhecimento: conceitos e reflexões. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, n.7, p. e874974589, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4589. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4589. Acesso em: 12 set. 2023.

TORRES, T.; CAMARGO, B.; BOUSFIELD, A. Estereótipos sociais do idoso para diferentes grupos etários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32 n. 1, p. 209-218, jan.-mar. 2016. https://doi.org/10.1590/0102-37722016012114209218.

VENANCIO, R. C. de P. et al. Efeitos da prática de dança sênior nos aspectos funcionais de adultos e idosos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 26, n. 3, p. 668–679, jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1111. Acesso em: 27 ago. 2023.

ZANATTA, C.; SANTANA, C. M. L.; DOMINGOS, L. F.; DUFFLIS, A. C. da S.; COELHO, P. D. da S. Crenças de jovens a respeito do envelhecimento e a pessoa idosa. Revista Valore, v. 6, p. 183-200, 2021. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1028. Acesso em: 29 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-06-05

Como Citar

LIMA, Jeisiane dos Santos; MIRANDA, Pedro Teixeira. Monitoria em psicogerontologia: relato de experiência sobre ensino e prática no trabalho com pessoas idosas. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 1–19, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1664. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1664. Acesso em: 7 jun. 2025.

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.