Acompanhamento do Processo de Aprendizagem por meio da Análise de Mapas Conceituais no Ensino de Química

Autores

  • Ademir de Souza Pereira Unviversidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Brasil
  • Antônio Costa Neto Instituto Federal do Ceará – IFC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1603

Palavras-chave:

atividades experimentais, Ausubel, dificuldades de aprendizagem, ensino e aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa apresenta a importância da experimentação no ensino de ciências pela utilização de mapas conceituais. O objetivo foi identificar as dificuldades de aprendizagem, compreender como os alunos organizam e relacionam os conceitos estudados em Química. A metodologia envolveu uma sequência didática, em três etapas, constituída de aulas teóricas do conteúdo de cinética, exercícios e participaram em atividades experimentais. Os dados possibilitaram a produção de mapas conceituais, pelos alunos, que foram analisados através da pesquisa qualitativa associadas ao entendimento do processo de aprendizagem de David Ausubel. Os resultados apontaram possíveis dificuldades de aprendizagem em compreender, como organizam, relacionam os conceitos estudados em Química e a importância de questionar/esclarecer alguns pontos com o docente. A experimentação foi apontada como estratégia significativa para o ensino de ciências, que permite que os alunos desenvolvam habilidades de análise e síntese, além de promover a motivação e o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Ademir de Souza Pereira, Unviversidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Brasil

Pós-Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Federal Paulista "Júlio de Mesquista Filhos" (UNESP), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)e Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente do Curso de Licenciatura em Química e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Antônio Costa Neto, Instituto Federal do Ceará – IFC, Brasil

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados; Doutorando pela RENOEN.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

Pereira, A. de S., & Costa Neto, A. (2024). Acompanhamento do Processo de Aprendizagem por meio da Análise de Mapas Conceituais no Ensino de Química. Revista Profissão Docente, 24(49), 1–19. https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1603