A fenomenologia do cuidado, a ética e a formação humana

THE PHENOMENOLOGY OF CARE, ETHICS AND HUMAN EDUCATION

Authors

  • Adão José Peixoto Universidade Federal de Goiás
  • Matheus Alexandre Rocha Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1517

Keywords:

fenomenologia, cuidado, ética, formação

Abstract

O presente artigo procura compreender a fenomenologia do cuidado e suas contribuições para a ética e a formação humana. A reflexão inicia com a apresentação sobre a fenomenologia do cuidado mediante a alegoria de Hegino e a discussão empreendida por Martin Heidegger, Leonardo Boff e outros pensadores sobre a origem e importância do cuidado (Sorge) como referência para o Dasein, ser-aí. Depois foram destacadas as contribuições do cuidado para a ética, destacando a urgência do ethos do cuidado como morada, abrigo, da vida em sociedade. Concluiu-se o artigo com a discussão sobre as contribuições da fenomenologia do cuidado e do ethos do cuidado para a formação humana, para que esta se torne expressão de humanização do homem e da sociedade.

Author Biographies

Adão José Peixoto, Universidade Federal de Goiás

É Doutor em Filosofia (USP), Mestre em Filosofia (PUC-Campinas), Graduado em Filosofia (UFG), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa CAOIDES – Filosofia, Arte e Ciência: o pensamento como heterogênese. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Matheus Alexandre Rocha , Universidade Federal de Goiás

É graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa CAOIDES – Filosofia, Arte e Ciência: o pensamento como heterogênese.

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Published

2024-07-05

How to Cite

PEIXOTO, A. J.; ROCHA , M. . A. A fenomenologia do cuidado, a ética e a formação humana: THE PHENOMENOLOGY OF CARE, ETHICS AND HUMAN EDUCATION. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–16, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v22i47.1517. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1517. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Dossier Art, Philosophy, and Science – Studies from the Perspective of Education