A fenomenologia do cuidado, a ética e a formação humana
THE PHENOMENOLOGY OF CARE, ETHICS AND HUMAN EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1517Palavras-chave:
fenomenologia, cuidado, ética, formaçãoResumo
O presente artigo procura compreender a fenomenologia do cuidado e suas contribuições para a ética e a formação humana. A reflexão inicia com a apresentação sobre a fenomenologia do cuidado mediante a alegoria de Hegino e a discussão empreendida por Martin Heidegger, Leonardo Boff e outros pensadores sobre a origem e importância do cuidado (Sorge) como referência para o Dasein, ser-aí. Depois foram destacadas as contribuições do cuidado para a ética, destacando a urgência do ethos do cuidado como morada, abrigo, da vida em sociedade. Concluiu-se o artigo com a discussão sobre as contribuições da fenomenologia do cuidado e do ethos do cuidado para a formação humana, para que esta se torne expressão de humanização do homem e da sociedade.Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Edipro, 2012.
AYRES, J. R. de C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 16-29, set.-dez. 2004.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999. Disponível em: https://renasf.fiocruz.br. Acesso em: 29 out. 2021.
BOFF, L. O cuidado essencial: princípio de um novo ethos. Revista Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 28-35, out.-mar. 2005. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1503 Acesso em: 13 nov. 2019.
HEIDEGGER, M. Lettre sur l´humanisme: Brief über den humanismus. Paris: Aubier, 1957. (Série Philosophie l’Espirit). [E-book].
HEIDEGGER, M. O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores).
HEIDEGGER, M. A questão da técnica. In: HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2001.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2007.
JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
KAHLMEYER-MERTENS, R. S. Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas. Princípios, Natal, v. 15, n. 24, jul.-dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431. Acesso em: 12 out. 2019.
KANT, I. Sobre pedagogia. Piracicaba. SP: Ed. Unimep, 2006.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Editora 34, 2017.
NASCIMENTO, C. L. do. O cuidado na educação numa perspectiva fenomenológica. Dialogia, São Paulo, n. 18, p. 85-101, jul./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3023/2695. Acesso em: 20 mai. 2020.
ROCHA, Z. A ontologia heideggeriana do cuidado e suas ressonâncias clínicas. Síntese, Belo Horizonte, v. 38, n. 120, 2011. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/1037. Acesso em: 15 mar. 2018.
SEVERINO, A. J. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rhVxLn4XhLWjYJKXB7grswG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 out. 2015.
SEVERINO, A. J. Desafios da formação humana no mundo contemporâneo. Revista de Educação - PUC-Campinas, Campinas, n. 29, p. 153-164, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/50. Acesso em: 14 fev. 2020.
VAZ, H. C. de L. Escritos de Filosofia IV: introdução à ética filosófica. São Paulo: Loyola, 1999.
VAZQUEZ, A. S. Objeto da ética: problemas morais e problemas éticos, o campo da ética, definição de ética, ética e filosofia. In: VAZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
ZOBOLI, E. L. C. P. A redescoberta da ética do cuidado: o foco e a ênfase nas relações. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 21-27, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QxhC6TD3pJf8mSfdSmJwLBK/?lang=pt. Acesso em: 19 set. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.