Evasão escolar no ensino técnico de nível médio em Administração: o que dizem os estudantes?

Authors

  • Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS
  • Cecilia Leite dos Santos Tozzi Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS
  • Guilherme Idelbrando Curado Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1538

Keywords:

Evasão escolar, Educação profissional técnica de nível médio, Políticas Públicas de educação, Centro Paula Souza

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou os motivos que levaram os estudantes da ETEC Robert Kennedy evadirem-se do curso técnico de nível médio em administração, entre os anos de 2017 e 2021. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de levantamento quantitativo realizado na escola e de um questionário online com questões abertas e fechadas aplicado para os estudantes que se encontravam na condição de evadidos por ocasião realização da pesquisa. Os resultados mostram que os motivos da evasão da instituição investigada, por serem pessoais, variam desde problemas de saúde a conciliação de horários entre trabalho e estudo. Dentre outros aspectos, a escolha equivocada do curso ou a insatisfação em relação do curso de Administração por parte do estudante ou dificuldade de adequação ao modelo presencial remoto em razão da pandemia influenciaram na evasão escolar na ETEC Robert Kennedy.

Author Biographies

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Líder do grupo de Pesquisas (CNPq), Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores. 

Cecilia Leite dos Santos Tozzi, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Professora do Técnico de Nível Médio em Administração do Centro Paula Souza (CPS). 

Guilherme Idelbrando Curado, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Professor da Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo e do curso de Enfermagem da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 

References

ANDRÉ, M. E.; DALMAZO, A. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cad. Pesq., São Paulo, v. 45, p. 66-71, 1983.

ARAÚJO, C. M. de; OLIVEIRA, M. C. S. L. de; ROSSATO, M. O sujeito na pesquisa qualitativa: desafios da investigação dos processos de desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa. v. 33, p. 1-7, 2017.

BOOTH, W. C.; COLOMB, G. C.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BASTOS, O, G, A.; GOMES, C, F, S. A evasão escolar no ensino técnico: entendendo em enfrentando as dificuldades – um estudo de caso do CEFET-RJ. In: CONGRESSO NACIONAL EM EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 10., 2014. Anais eletrônicos [...]. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/scientific-contributions/Armando-Bastos-2052341221. Acesso em: 14 jun. 2021.

CALDAS, E. de L. Combatendo a evasão. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006. Disponível em: https://fpabramo.org.br/2006/05/19/combatendo-a-evasao-escolar/. Acesso em: 26 out. 2022.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Trad. Sandra M. da Rosa. Revisão técnica Dirceu da Silva. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

DORE, R.; LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de pesquisa, v. 41, n. 144. 2011.

DORE, R.; SALES, P. E. N.; CASTRO, T. L. de. Evasão nos cursos técnicos de nível médio da rede federal de educação profissional de Minas Gerais. In: DORE, R.; ARAÚJO, A. C. de; MENDES, J. de S. (org.). Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, 2014, p. 379-414.

FIGUEIREDO, N. G. da S.; SALLES, D. M. R. Educação profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 356-392, 2017.

FREDERICHESKI, L. G. B. Fatores associados a evasão escolar e ações de prevenção em uma escola de ensino técnico. 2020. 103.f. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) – Universidade Vale dos Sinos, Porto Alegre, 2020.

FREITAS, A. de; PETEROSSI, H. G. A educação profissional técnica de nível médio e a formação de professores: a atuação do Centro Paula Souza nos programas de formação. São Paulo: CPS, 2013. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/762/cdf2ba0220aed14e08606e3c2b238e3a.pdf. Acesso em: 07 out. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. PNAD Educação 2019: mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Brasília: Agência IBGE Notícias, 2020. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em: 09 abr. 2022.

JOHANN, C. C. Evasão escolar no Instituto Federal Sul-rio-grandense: um estudo de caso no Campus Passo Fundo. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2012.

LÜSCHER, A. Z.; DORE, R. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Brasília, supl. 1, v. 8, p. 147-176, 2011.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARGIOTTA, U. et al. O fenômeno do abandono escolar na Europa do novo milênio. Caderno Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 349-366, set./dez. 2014.

MELO, L. L. de.; MIRANDA, N. A. de. Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, v. 36, n. 1, p. 130-152, jan./abr. 2020.

MIRANDA, N. A. de; PIAGETTI JR. A. P. Opção pelo curso técnico integrado ao médio: os agentes influenciadores e a opinião dos estudantes. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 25, n. 55, p. 303-327, set./dez. 2020.

MIRANDA, N. A. de; APARÍCIO, A. S. M.; SILVA, A. dos A. C. Análise de prosa e grupo de discussão: alternativas metodológicas para o mestrado profissional em educação. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, SP v. 6, n. 12, p. 23-35, 2022.

MUSSI, R. F.de F. et al. Pesquisa quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 414-430, jul.-dez. 2019.

PARANHOS, R. et al. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, Porto Alegre, v. 18, n. 42, p. 384-411, ago. 2016.

RODRIGUES, M. A. S. F. Evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio: o curso técnico agropecuário no IF Goiano. 2019. 83. f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Social, Goiânia, 2019.

ROSA, A. H.; AQUINO, F. J. A. de. A evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio: um olhar profundo sobre dois grandes vilões – a ausência de informações e a falta de identidade do ensino técnico. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 8, n. 7, 2019.

YOKOTA, M. S. F. Evasão no ensino técnico e técnico integrado ao ensino médio: um estudo de caso nos cursos técnicos em eletrônica, informática e mecatrônica da Etec Jorge Street do Centro Paula Souza. 2015. 95. f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

Published

2023-12-19

How to Cite

MIRANDA, N. A. de; TOZZI, C. L. dos S. .; CURADO, G. I. . Evasão escolar no ensino técnico de nível médio em Administração: o que dizem os estudantes?. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 01–21, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1538. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1538. Acesso em: 23 nov. 2024.