Laboratório Maker: análise das metodologias pedagógicas utilizadas e uma proposta conjunta para educação emancipadora do aluno
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1579Keywords:
Tecnicismo, Fablabs, Escolas Técnicas, Espaço MakerAbstract
Analisar a escola bem como suas transformações e conflitos internos é atividade constante no contexto educacional. Neste estudo teórico-bibliográfico é dado foco a um sistema de laboratórios denominado Maker onde a utilização de máquinas e equipamentos de fabricação tem o objetivo de motivar e instigar o interesse dos alunos no desenvolvimento de novos produtos e ideias. Tratado por uma parcela dos educadores e governos como uma panaceia para a melhoria da educação fez-se uma análise de categorização metodológica desse espaço e suas dificuldades na formação emancipadora do aluno. Ao final propõe-se então uma associação entre este espaço de criação com oficinas de arte/cultura para alcançar melhores resultados na formação omnilateral do aluno.
Palavras-chave: Tecnicismo. Fablabs. Escolas Técnicas. Espaço Maker
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