Laboratório Maker: análise das metodologias pedagógicas utilizadas e uma proposta conjunta para educação emancipadora do aluno
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1579Keywords:
Tecnicismo, Fablabs, Escolas Técnicas, Espaço MakerAbstract
Analisar a escola bem como suas transformações e conflitos internos é atividade constante no contexto educacional. Neste estudo teórico-bibliográfico é dado foco a um sistema de laboratórios denominado Maker onde a utilização de máquinas e equipamentos de fabricação tem o objetivo de motivar e instigar o interesse dos alunos no desenvolvimento de novos produtos e ideias. Tratado por uma parcela dos educadores e governos como uma panaceia para a melhoria da educação fez-se uma análise de categorização metodológica desse espaço e suas dificuldades na formação emancipadora do aluno. Ao final propõe-se então uma associação entre este espaço de criação com oficinas de arte/cultura para alcançar melhores resultados na formação omnilateral do aluno. Palavras-chave: Tecnicismo. Fablabs. Escolas Técnicas. Espaço MakerReferences
ARAÚJO, J. C. de S. Da metodologia ativa à metodologia participativa. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Metodologia participativa e as técnicas ensino aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017. p. 42-43.
BANDONI, A. Já não se fazem objetos como antigamente. In: MEGIDO, V. F. (org.). A revolução do design: conexões para o século XXI. São Paulo: Editora Gente, 2016. p. 50-61
BATISTA, G. A. Francis Bacon: para uma educação científica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 23, p. 22, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24137/17115. Acesso em: 04 abr. 2023.
BAUER, B. A capacidade dos judeus e cristãos atuais tornarem-se livres. Kínesis-Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia, Marília, v. 11, n. 30, p. 183-199, dez. 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9637. Acesso em: 04 abr. 2023.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 215 p.
BRASIL. Lei nº 10.973 de 02 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, dez. 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.
BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Chamada pública: Apoio à criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Rede Federal). Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb-1/pdf/editais/2020/SEI_MEC_2064339_Edital_Chamada_Publica.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023
BROCKVELD, M. V. V.; TEIXEIRA, C. S.; SILVA, M. R. da. A cultura maker em prol da inovação: boas práticas voltadas a sistemas educacionais. In: CONFERÊNCIA ANPROTEC, 2017, 27. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. p. 1680-1703. Disponível em: https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2017/11/maker.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
CAMPOS, R. H. de F. Helena Antipoff: razão e sensibilidade na psicologia e na educação. Estudos avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 209-231, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/vrRrrTKm57vsYZvqDVpsgbx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 abr. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107p.
MAGENNIS, S.; FARRELL, A. Teaching and learning activities: expanding the repertoire to support student learning. In: O’Neill, G., Moore, S., McMullin, B. (ed.). Emerging issues in the practice of university learningand teaching, Dublin: AISHE, 2005. v. 1. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/297011575.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
MARCUSE, H. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: KELLNER, D. (ed.). Tecnologia, guerra e fascismo: coletânea de artigos de Herbert Marcuse. São Paulo: UNESP, 1999.
MARX, K. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010. 144p.
MATA, J. S. La Escuela Activa de Adolphe Ferrière em la pedagogia española e ibero-americana. In: HERNÁNDES DIÁZ, J. M. (coord). Influencias suizas em la educación española e iberoamenricana. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2016. p. 69-82.
MONFREDINI, I.; FROSCH, R. O espaço maker em universidades: possibilidades e limites. EccoS - Revista Científica, São Paulo, n. 49, p. 1-20, abr./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13341. Acesso em: 04 abr. 2023.
NASSIF, L. E.; CAMPOS, R. H. F. Édouard Claparède (1873-1940): interesse, afetividade e inteligência na concepção da psicologia funcional. Memorandum: Memória e História em Psicologia, Belo Horizonte, v. 9, p. 91-104, out. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6749/4322. Acesso em: 04 abr. 2023
PEREIRA, E. A.; MARTINS, J. R.; ALVES, V. dos S.; DELGADO, E. I. A contribuição de John Dewey para a educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 3, n. 1, p. 154-161, maio, 2009. Disponível em: https://web.archive.org/web/20190126012542id_/ http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/38/37 . Acesso em: 04 abr. 2023.
SESI. Espaço maker: conheça a novidade do SESI para preparar os alunos para o futuro. Natal: SESI, 2019. Disponível em: https://www.rn.sesi.org.br/espaco-maker-conheca-novidade-sesi-para-preparar-os-alunos-para-o-futuro/. Acesso em: 04 abr. 2023.
RAABE, A.; GOMES, E. B. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação, [S.l.], v. 26, n. 26, p. 6-20, set. 2018. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/Art1-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da educação. Bertrand Brasil. RJ: 1992. 592p.
SANTOS, B.; ALBERTO, A.; LIMA, T.; CHARRUA-SANTOS, F. Indústria 4.0: desafios e oportunidades. Revista Produção e Desenvolvimento, Nova Iguaçu, v. 4, n. 1, p. 111-124, 31, mar. 2018. Disponível em: https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/article/view/e316/193. Acesso em: 04 abr. 2023.
SCHULZ, A. A visão de educação e de ensino em Kant. Revista Educativa-Revista de Educação, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 650-671, maio/ago. 2017. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5412/2972. Acesso em: 04 abr. 2023.
TERRAMANO. 3D Physical 3D relief maps: the ultimate guide. Disponível em: https://terramano.co/blogs/news/3d-maps-the-ultimate-guide. San Francisco: Terra Mano, 2023. Acesso em: 04 abr. 2023.
TREVISO, V. C.; ALMEIDA, J. V. de. O conhecimento em Jean Piaget e a educação escolar. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v. 1, n. 1, p. 233-244, 2014. Disponível em: https://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/ sumario/31/04042014074544.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
UNIVERSITE G. Archives Institut J.-J. Rousseau. Genebra, ago., 2020. Disponível em: https://www.unige.ch/archives/aijjr/archives/institut/. Acesso em: 04 abr. 2023.
ZANATTA, B. A. O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 15, n. 1, p. 105-112, jan./abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18569/9810. Acesso em: 04 abr. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.