Laboratório Maker: análise das metodologias pedagógicas utilizadas e uma proposta conjunta para educação emancipadora do aluno

Authors

  • Alexandre Moura Giarola Instituto Federal Minas Gerais - IFMG
  • Vassia Carvalho Soares Instituto Federal Minas Gerais - IFMG
  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade de Uberaba - UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1579

Keywords:

Tecnicismo, Fablabs, Escolas Técnicas, Espaço Maker

Abstract

Analisar a escola bem como suas transformações e conflitos internos é atividade constante no contexto educacional. Neste estudo teórico-bibliográfico é dado foco a um sistema de laboratórios denominado Maker onde a utilização de máquinas e equipamentos de fabricação tem o objetivo de motivar e instigar o interesse dos alunos no desenvolvimento de novos produtos e ideias. Tratado por uma parcela dos educadores e governos como uma panaceia para a melhoria da educação fez-se uma análise de categorização metodológica desse espaço e suas dificuldades na formação emancipadora do aluno. Ao final propõe-se então uma associação entre este espaço de criação com oficinas de arte/cultura para alcançar melhores resultados na formação omnilateral do aluno. Palavras-chave: Tecnicismo. Fablabs. Escolas Técnicas. Espaço Maker

Author Biographies

Alexandre Moura Giarola, Instituto Federal Minas Gerais - IFMG

Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação na Diversidade para a Cidadania - GEPEDiCi. Pesquisa desenvolvimento de produtos com ênfase em formas e dobramento de chapas. Lidera a implementação do espaço IFMaker no campus Bambuí.

Vassia Carvalho Soares, Instituto Federal Minas Gerais - IFMG

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2003), graduação em Química pelo Centro Universitário de Lavras (2003), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e doutorado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na área de Química e Recursos Florestais, com ênfase em Gerenciamento de Resíduos Laboratoriais, Energia da Biomassa e Produção de Celulose e Papel.

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1991) e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa (2005-2006). Professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE, 2017...). Membro do Comitê de Assessoramento de Educação (CA-ED) do CNPq (2015-2018). Membro e Coordenador da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais e Educação (CHE) da FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (2016-2019). Professor Titular aposentado do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE) da UFU. Membro da Comissão Editorial do periódico Cadernos de História da Educação (UFU). Membro do Conselho Editorial dos periódicos Revista Brasileira de História da Educação (SBHE), Acta Scientiarum. Education (UEM), Cadernos de Pesquisa em Educação (UFES), EducVale - Revista de Educação do Vale do Jequitinhonha (UFVJM). Membro do Conselho Científico/Consultivo dos periódicos Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU), Educação em Foco (UFJF), Primeiros Passos (Centro Universitário Moura Lacerda), Montagem (Centro Universitário Moura Lacerda) e Revista Alpha (UNIPAM). Membro da Comissão Editorial da SBHE - Sociedade Brasileira de História da Educação (2015-2019). Foi membro do Conselho Diretor da Revista Brasileira de História da Educação (2007-2013), do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História (1998-2001) e de História & Perspectivas (2014-2016). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) em dois mandatos consecutivos (2009-2011 e 2011-2013) e Vice-Presidente da SBHE (2007-2009). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP) e do Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica da UNIUBE. Foi membro do Grupo de Trabalho de Ciências Humanas e Sociais (GT CHS) para a elaboração de resolução n. 510/2016, referente à ética em pesquisa nas Ciências Humanas e sociais, CONEP/CNS/MS (2015-2016). Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação, no qual tem investigado a organização da instrução pública no período de 1889 a 1930 (Primeira República), com ênfase no estado de Minas Gerais. É professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UNIUBE e da UFU. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq (PQ 1A) e do Programa Pesquisador Mineiro (PPM), da FAPEMIG.

References

ARAÚJO, J. C. de S. Da metodologia ativa à metodologia participativa. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Metodologia participativa e as técnicas ensino aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017. p. 42-43.

BANDONI, A. Já não se fazem objetos como antigamente. In: MEGIDO, V. F. (org.). A revolução do design: conexões para o século XXI. São Paulo: Editora Gente, 2016. p. 50-61

BATISTA, G. A. Francis Bacon: para uma educação científica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 23, p. 22, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24137/17115. Acesso em: 04 abr. 2023.

BAUER, B. A capacidade dos judeus e cristãos atuais tornarem-se livres. Kínesis-Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia, Marília, v. 11, n. 30, p. 183-199, dez. 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9637. Acesso em: 04 abr. 2023.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 215 p.

BRASIL. Lei nº 10.973 de 02 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, dez. 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Chamada pública: Apoio à criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Rede Federal). Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb-1/pdf/editais/2020/SEI_MEC_2064339_Edital_Chamada_Publica.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023

BROCKVELD, M. V. V.; TEIXEIRA, C. S.; SILVA, M. R. da. A cultura maker em prol da inovação: boas práticas voltadas a sistemas educacionais. In: CONFERÊNCIA ANPROTEC, 2017, 27. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. p. 1680-1703. Disponível em: https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2017/11/maker.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.

CAMPOS, R. H. de F. Helena Antipoff: razão e sensibilidade na psicologia e na educação. Estudos avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 209-231, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/vrRrrTKm57vsYZvqDVpsgbx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 abr. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107p.

MAGENNIS, S.; FARRELL, A. Teaching and learning activities: expanding the repertoire to support student learning. In: O’Neill, G., Moore, S., McMullin, B. (ed.). Emerging issues in the practice of university learningand teaching, Dublin: AISHE, 2005. v. 1. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/297011575.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.

MARCUSE, H. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: KELLNER, D. (ed.). Tecnologia, guerra e fascismo: coletânea de artigos de Herbert Marcuse. São Paulo: UNESP, 1999.

MARX, K. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010. 144p.

MATA, J. S. La Escuela Activa de Adolphe Ferrière em la pedagogia española e ibero-americana. In: HERNÁNDES DIÁZ, J. M. (coord). Influencias suizas em la educación española e iberoamenricana. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2016. p. 69-82.

MONFREDINI, I.; FROSCH, R. O espaço maker em universidades: possibilidades e limites. EccoS - Revista Científica, São Paulo, n. 49, p. 1-20, abr./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13341. Acesso em: 04 abr. 2023.

NASSIF, L. E.; CAMPOS, R. H. F. Édouard Claparède (1873-1940): interesse, afetividade e inteligência na concepção da psicologia funcional. Memorandum: Memória e História em Psicologia, Belo Horizonte, v. 9, p. 91-104, out. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6749/4322. Acesso em: 04 abr. 2023

PEREIRA, E. A.; MARTINS, J. R.; ALVES, V. dos S.; DELGADO, E. I. A contribuição de John Dewey para a educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 3, n. 1, p. 154-161, maio, 2009. Disponível em: https://web.archive.org/web/20190126012542id_/ http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/38/37 . Acesso em: 04 abr. 2023.

SESI. Espaço maker: conheça a novidade do SESI para preparar os alunos para o futuro. Natal: SESI, 2019. Disponível em: https://www.rn.sesi.org.br/espaco-maker-conheca-novidade-sesi-para-preparar-os-alunos-para-o-futuro/. Acesso em: 04 abr. 2023.

RAABE, A.; GOMES, E. B. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação, [S.l.], v. 26, n. 26, p. 6-20, set. 2018. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/Art1-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.

ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da educação. Bertrand Brasil. RJ: 1992. 592p.

SANTOS, B.; ALBERTO, A.; LIMA, T.; CHARRUA-SANTOS, F. Indústria 4.0: desafios e oportunidades. Revista Produção e Desenvolvimento, Nova Iguaçu, v. 4, n. 1, p. 111-124, 31, mar. 2018. Disponível em: https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/article/view/e316/193. Acesso em: 04 abr. 2023.

SCHULZ, A. A visão de educação e de ensino em Kant. Revista Educativa-Revista de Educação, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 650-671, maio/ago. 2017. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5412/2972. Acesso em: 04 abr. 2023.

TERRAMANO. 3D Physical 3D relief maps: the ultimate guide. Disponível em: https://terramano.co/blogs/news/3d-maps-the-ultimate-guide. San Francisco: Terra Mano, 2023. Acesso em: 04 abr. 2023.

TREVISO, V. C.; ALMEIDA, J. V. de. O conhecimento em Jean Piaget e a educação escolar. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v. 1, n. 1, p. 233-244, 2014. Disponível em: https://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/ sumario/31/04042014074544.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.

UNIVERSITE G. Archives Institut J.-J. Rousseau. Genebra, ago., 2020. Disponível em: https://www.unige.ch/archives/aijjr/archives/institut/. Acesso em: 04 abr. 2023.

ZANATTA, B. A. O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 15, n. 1, p. 105-112, jan./abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18569/9810. Acesso em: 04 abr. 2023.

Published

2023-09-19

How to Cite

MOURA GIAROLA, A.; SOARES, V. C.; GONÇALVES NETO, W. . Laboratório Maker: análise das metodologias pedagógicas utilizadas e uma proposta conjunta para educação emancipadora do aluno. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 1–17, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1579. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1579. Acesso em: 23 nov. 2024.