Experiências de mulheres professoras e estudantes negras, nos tempos de Covid-19 - Montes Claros/MG
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1653Palavras-chave:
Experiências educacionais, Mulheres pretas, Professoras e estudantes, Covid-19Resumo
No Brasil, o Covid-19 revelou desigualdades sociais alarmantes, contaminando as camadas mais pobres/trabalhadores, motivada por fatores como moradia e alimentação inadequada; trabalhos informais; “obrigatoriedade” de comparecer ao trabalho; etc. O item raça/cor expôs número referente à maioria de pretos e pardos em situação vulnerável, denotando o processo histórico brasileiro remetente ao colonialismo e capitalismo vigente. A pesquisa objetivou estudar como a desigualdade social, racial e de gênero concebeu experiências educacionais, abarcando mulheres negras, professoras e estudantes, durante a pandemia de Covid-19, em escolas públicas de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. A metodologia utilizada constituiu da História Oral aliada a outras fontes como documentos oficiais do Estado e Município, jornais, revistas etc., bem como o ambiente escolar. Os resultados consistem nas memórias recentes de professoras negras, trabalhadoras de três escolas na cidade, possibilitando a construção de narrativas históricas sobre o processo de ensinar e aprender durante a pandemia de Covid-19.Referências
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