Experiências de mulheres professoras e estudantes negras, nos tempos de Covid-19 - Montes Claros/MG

Autores

  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade de Uberaba – UNIUBE / Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis Universidade de Uberaba – UNIUBE / Centro Universitário Funorte – FUNORTE / Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1653

Palavras-chave:

Experiências educacionais, Mulheres pretas, Professoras e estudantes, Covid-19

Resumo

No Brasil, o Covid-19 revelou desigualdades sociais alarmantes, contaminando as camadas mais pobres/trabalhadores, motivada por fatores como moradia e alimentação inadequada; trabalhos informais; “obrigatoriedade” de comparecer ao trabalho; etc. O item raça/cor expôs número referente à maioria de pretos e pardos em situação vulnerável, denotando o processo histórico brasileiro remetente ao colonialismo e capitalismo vigente. A pesquisa objetivou estudar como a desigualdade social, racial e de gênero concebeu experiências educacionais, abarcando mulheres negras, professoras e estudantes, durante a pandemia de Covid-19, em escolas públicas de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. A metodologia utilizada constituiu da História Oral aliada a outras fontes como documentos oficiais do Estado e Município, jornais, revistas etc., bem como o ambiente escolar. Os resultados consistem nas memórias recentes de professoras negras, trabalhadoras de três escolas na cidade, possibilitando a construção de narrativas históricas sobre o processo de ensinar e aprender durante a pandemia de Covid-19.

Biografia do Autor

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba – UNIUBE / Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1991) e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa (2005-2006). Professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE, 2017-2022). Membro do Comitê de Assessoramento de Educação (CA-ED) do CNPq (2015-2018). Membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais e Educação (CHE) da FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (2023...). Membro e Coordenador da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais e Educação (CHE) da FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (2016-2019). Professor Titular aposentado do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE) da UFU.

Filomena Luciene Cordeiro Reis, Universidade de Uberaba – UNIUBE / Centro Universitário Funorte – FUNORTE / Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Brasil

Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2013); mestre em História pela Universidade Severino Sombra (2005); graduada em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994); graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UniSant'Anna. Estágio pós-doutoral na Universidade de Uberaba (2022). Atualmente é professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros e professora das Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte, no curso de Direito. Tem experiência na área de História e Arquivo. Atua na área de História, com ênfase em História Social, principalmente nos seguintes temas: historiografia, cidade, trabalho, patrimônio cultural/documental, imprensa e memória.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

GONÇALVES NETO, W. .; REIS, F. L. C. . Experiências de mulheres professoras e estudantes negras, nos tempos de Covid-19 - Montes Claros/MG. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 01–12, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1653. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1653. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Saberes da experiência: diversidade em foco