A/r/tografia: prática metodológica em arte/educação
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1642Keywords:
A/r/tografia, Formação continuada, Arte/educaçãoAbstract
O presente trabalho expõe sobre a a/r/tografia como metodologia para a prática formativa docente, experienciada durante a realização de uma oficina executada com professoras da área de Arte durante o 22º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte, evento organizado pelo Programa de Extensão Arte na Escola Polo UFU (PROEXC/DIREC), no dia 27 de setembro de 2022, em Uberlândia/MG. A a/r/tografia, portanto, esteve no centro das reflexões e diálogos teóricos e práticos provocados pela formadora durante o desenvolvimento da oficina que inspirou e demonstrou a relevância do/a artógrafo/a estar atento às suas práticas metodológicas em arte/educação, enfatizando a importância de uma formação continuada na perspectiva dialógica referente a tríade professor/a-artista-pesquisador/a, ancorada na teoria metodológica a/r/tografia discutida por Rita Irwin (2013) e Belidson Dias (2010), na qual o entrecruzamento das condições do ser professor/a, ser artista e ser pesquisador/a, pode ser analisada como pista de um caminho para a formação continuada de arte/educadores/as.References
DEWEY, J. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIAS, B. Preliminares: A /r/tografia como metodologia e pedagogia em arte. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 17., 2010, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianóplis: Confaeb, 2010. Disponível em: https://www.usfx.bo/nueva/vicerrectorado/ citas/SOCIALES_8/Pedagogia/94.pdf Acesso em: 05 set. 2021.
GATTI, B. A.; B., E. S.de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Contexto contemporâneo, cultura, educação e políticas voltadas aos docentes. In: GATTI, B. A.; B., E. S.de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília:
UNESCO, 2011, p. 23-30. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/329.pdf. Acesso em: 25 maio 2022.
IRWIN, R.; DIAS, B. (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.
FERRAZ, M. H. C. de T.; FUSARI, M. F. de R. E. Metodologia do ensino da arte: fundamentos e proposições. 2. ed. (revisada e ampliada por Maria Heloisa C. de T. Ferraz. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura)
HERNÁNDEZ, F. La investigación baseada em las artes: propuestas para repensar la investigación em educación. Educatio Siglo XXI, Revist de la Facultad de Educación de la Universidad de Murcia, v.26. 2008. p. 85-118. Disponível em: https://revistas.um.es/educatio/article/view/46641/44671. Acesso em: 01 jul. 2022.
MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de pesquisa sobre Formação Docente. v. 1, n. 1, p. 109-131, 2009. Disponível em https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8. Acesso em: 30 maio 2022.
NÓVOA, A. Profissão professor. Lisboa: Porto Editora. 1995.
NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, v. 42, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em: 20 abr. 2022.
REY, S. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. PORTOARTE, Revista de Artes Visuais, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 81-95, 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27713. Acesso em: 10 ago. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.