A/r/tografia: prática metodológica em arte/educação
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1642Keywords:
A/r/tografia, Formação continuada, Arte/educaçãoAbstract
O presente trabalho expõe sobre a a/r/tografia como metodologia para a prática formativa docente, experienciada durante a realização de uma oficina executada com professoras da área de Arte durante o 22º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte, evento organizado pelo Programa de Extensão Arte na Escola Polo UFU (PROEXC/DIREC), no dia 27 de setembro de 2022, em Uberlândia/MG. A a/r/tografia, portanto, esteve no centro das reflexões e diálogos teóricos e práticos provocados pela formadora durante o desenvolvimento da oficina que inspirou e demonstrou a relevância do/a artógrafo/a estar atento às suas práticas metodológicas em arte/educação, enfatizando a importância de uma formação continuada na perspectiva dialógica referente a tríade professor/a-artista-pesquisador/a, ancorada na teoria metodológica a/r/tografia discutida por Rita Irwin (2013) e Belidson Dias (2010), na qual o entrecruzamento das condições do ser professor/a, ser artista e ser pesquisador/a, pode ser analisada como pista de um caminho para a formação continuada de arte/educadores/as.
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