A inclusão escolar dos estudantes com transtorno do espectro autista (TEA): contribuições do DUA para a superação da segregação na escola
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1593Palavras-chave:
inclusão escolar, TEA, desenho universal para aprendizagemResumo
Este artigo tem como pressuposto a equiparação de oportunidades educacionais demandada pelo paradigma da inclusão. A partir dos resultados parciais de duas pesquisas de mestrado em educação cujo foco é a educação inclusiva, tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa relativa aos processos de inclusão escolar dos estudantes com TEA, colocando em perspectiva o ensino para todos e o DUA. Por um lado, os resultados têm apontado para a importante presença do modelo médico de deficiência nas unidades escolares, algo relatado tanto pelos estudiosos do tema quanto pelo relato de uma professora alfabetizadora que atua em sala de aula onde há alunos com e sem TEA. Por outro lado, a revisão integrativa também mostrou a relevância dos princípios do DUA quando se busca superar a segregação e exclusão dos estudantes com TEA.Referências
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