Formação continuada na educação infantil sob as narrativas dos professores

Autores

  • Juverci Fonseca Bitencourt Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil
  • Silvana Ventorim Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil
  • Diego D' Avila Fernandes Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1618

Palavras-chave:

formação continuada de professores, Educação Infantil, formação em serviço

Resumo

Analisa as narrativas dos professores acerca dos percursos de formação continuada na Educação Infantil, tomando o trabalho com as crianças como potencializador dos percursos formativos, perpassado pela retroalimentação entre formação continuada e coletividade de professores e a relação entre formação continuada em serviço na educação infantil. Questiona a produção e a oferta de formação continuada aos professores de educação infantil por meio de entrevista narrativa (Jovchelovitch; Bauer, 2015) realizada com 13 docentes (professores, pedagoga e diretora) atuantes nessa etapa da educação básica num Centro Municipal de Educação Infantil. Se embasa nas concepções de formação profissionalidade-pessoalidade de Nóvoa (2002; 2013), articulada à perspectiva de Benjamin (2013) que pensa a experiência pela coletividade e na relação com o pensamento de Certeau (2005; 2015) ao demarcar conceitos como espaço e lugar. Foram produzidas as categorias: i) Formação continuada como movimento que articula profissionais entre si; ii) a relação com as crianças como potencializadora dos percursos formativos continuados; iii) retroalimentação entre formação continuada e coletividade de professores; iv) a relação entre formação continuada e o espaço/tempo no Centro Municipal de Educação Infantil. As narrativas revelaram a importância da formação em serviço; o papel fundamental das crianças do desenvolvimento da profissionalidade do professor; a força da formação como processo coletivo; a necessidade de articulação entre unidades de ensino para partilha de experiências; a fragilidade da formação centralizada ofertada pela Secretaria de Educação por desconsiderar as necessidades dos professores e da escola como matéria para a formação.

Biografia do Autor

Juverci Fonseca Bitencourt, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes), na linha de "Docência, Currículo e Processos Culturais". Mestre em Educação pelo PPGE/Ufes, na linha de "Cultura, Currículo e Formação de Educadores". Especialista em Educação Inclusiva. Especialista em Gestão Educacional. Licenciado em Pedagogia. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor voluntário na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) na disciplina Política e Organização da Educação Básica. Gestor escolar da Educação Básica na rede municipal de Vitória/ES.

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É professora Titular do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Diego D' Avila Fernandes Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Ufes) na linha de pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe/Ufes). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (Ifes). Licenciado em Matemática e em Pedagogia. Bacharel em Engenharia de Produção.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

BITENCOURT, J. F. .; VENTORIM, S.; D’ AVILA FERNANDES OLIVEIRA, D. Formação continuada na educação infantil sob as narrativas dos professores. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–29, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1618. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1618. Acesso em: 30 dez. 2024.