O perfil de egressos do Profletras da UFTM e sua relação com as características das dissertações geradas no seu âmbito
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1769Palavras-chave:
formação docente, Profletras, dissertações, educação básicaResumo
O artigo investiga o perfil dos egressos do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e as características das dissertações defendidas por eles entre 2016 e 2023. Utilizando uma abordagem quantitativa, foram analisadas 72 dissertações e dados gerais dos discentes. Os resultados revelam uma concentração de pesquisas sobre leitura e escrita, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, além de uma predominância de mulheres tanto entre os discentes quanto nas produções acadêmicas. A análise sugere que essa concentração reflete a realidade docente e as necessidades enfrentadas pelos professores em sala de aula. A pesquisa contribui para o fortalecimento da formação continuada de docentes, destacando a importância do Profletras para a melhoria da educação básica. Conclui-se que o programa tem um papel relevante na democratização do acesso à educação e na qualificação de professores da rede pública.
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