Os pressupostos de Deleuze na trama da arte de conceituar

Autores

  • Sérgio Naghettini Universidade de Uberaba
  • Valeska Guimarães Rezende da Cunha Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1522

Palavras-chave:

Filosofia, Arte de conceituar, Campo filosófico

Resumo

A partir da obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, intitulada "O que é a filosofia", propõe-se neste artigo fazer uma reflexão e uma descrição minuciosa na procura de desvendar os pressupostos de Deleuze na trama da arte de conceituar. A partir desses filósofos é possível ter uma atitude diante do pensamento filosófico, problematizar sobre o campo filosófico que nos permeia. Este artigo tem uma abordagem de estudos de natureza bibliográfica, auxiliada pela obra em destaque, bem como de outros autores que se propuseram a fomentar a discussão em torno de tal questão. A Filosofia é um movimento intelectual do pensamento humano, estabelecendo reflexões e arte de conceituar nos pressupostos de Deleuze, e de sabedoria segundo os clássicos filósofos gregos. Entretanto, as inquietações de enveredar  no campo filosófico são complexas, mas refletir faz parte do campo filosófico.

Biografia do Autor

Sérgio Naghettini, Universidade de Uberaba

É Doutorando em Educação (Uniube); Mestre em Artes (UFU); membro do Grupo de Estudos da Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste - UFG/Uniube; professor efetivo de Geografia e Arte da rede educação da Prefeitura Municipal de Uberlândia, MG, Brasil.

Valeska Guimarães Rezende da Cunha , Universidade de Uberaba

É Doutora em Educação e Mestre em Linguística (UFU);  membro  do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais,  da Rede Internacional de pesquisas sobre Desenvolvimento profissional, da Rede de Estudos sobre Educação; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Uniube), Uberaba, MG, Brasil.

Referências

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.

VASCONCELOS J. A filosofia e seus intercessores: Deleuze e a não-filosofia. Campinas, SP, Educação & Sociedade. Campinas, SP, v. 26, n. 93, p. 1217-1227, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vxm4Hnh5fhbMFjpTLLqRbZN/?format=pdf&lang=PT Acesso em: 17 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

Naghettini, S., & Cunha , V. G. R. da. (2023). Os pressupostos de Deleuze na trama da arte de conceituar. Revista Profissão Docente, 22(47), 01–09. https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1522

Edição

Seção

Dossiê Arte, Filosofia e Ciência – estudos a partir da Educação