Os pressupostos de Deleuze na trama da arte de conceituar

Autores/as

  • Sérgio Naghettini Universidade de Uberaba
  • Valeska Guimarães Rezende da Cunha Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1522

Palabras clave:

Filosofia, Arte de conceituar, Campo filosófico

Resumen

A partir da obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, intitulada "O que é a filosofia", propõe-se neste artigo fazer uma reflexão e uma descrição minuciosa na procura de desvendar os pressupostos de Deleuze na trama da arte de conceituar. A partir desses filósofos é possível ter uma atitude diante do pensamento filosófico, problematizar sobre o campo filosófico que nos permeia. Este artigo tem uma abordagem de estudos de natureza bibliográfica, auxiliada pela obra em destaque, bem como de outros autores que se propuseram a fomentar a discussão em torno de tal questão. A Filosofia é um movimento intelectual do pensamento humano, estabelecendo reflexões e arte de conceituar nos pressupostos de Deleuze, e de sabedoria segundo os clássicos filósofos gregos. Entretanto, as inquietações de enveredar  no campo filosófico são complexas, mas refletir faz parte do campo filosófico.

Biografía del autor/a

Sérgio Naghettini, Universidade de Uberaba

É Doutorando em Educação (Uniube); Mestre em Artes (UFU); membro do Grupo de Estudos da Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste - UFG/Uniube; professor efetivo de Geografia e Arte da rede educação da Prefeitura Municipal de Uberlândia, MG, Brasil.

Valeska Guimarães Rezende da Cunha , Universidade de Uberaba

É Doutora em Educação e Mestre em Linguística (UFU);  membro  do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais,  da Rede Internacional de pesquisas sobre Desenvolvimento profissional, da Rede de Estudos sobre Educação; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Uniube), Uberaba, MG, Brasil.

Citas

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.

VASCONCELOS J. A filosofia e seus intercessores: Deleuze e a não-filosofia. Campinas, SP, Educação & Sociedade. Campinas, SP, v. 26, n. 93, p. 1217-1227, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vxm4Hnh5fhbMFjpTLLqRbZN/?format=pdf&lang=PT Acesso em: 17 ago. 2021.

Publicado

2024-07-05

Cómo citar

NAGHETTINI, Sérgio; CUNHA , Valeska Guimarães Rezende da. Os pressupostos de Deleuze na trama da arte de conceituar. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–09, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v22i47.1522. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1522. Acesso em: 19 abr. 2025.

Número

Sección

Dossiê Arte, Filosofia e Ciência – estudos a partir da Educação

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.