As implicações das contratações temporárias para a docência no ensino superior

Autores

  • Adelino Francklin Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Brasil
  • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1587

Palavras-chave:

capital científico, habitus profissional, trabalho docente

Resumo

O presente artigo discute as condições de trabalho dos professores temporários da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem por objetivo analisar as implicações da instabilidade dos cargos dos professores temporários para o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão acadêmica na UEMG. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, com professores temporários de uma das 20 unidades acadêmicas da UEMG. A pesquisa é qualitativa e se amparou na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2002) e nos conceitos de habitus, campo e capitais de Pierre Bourdieu. Entre os resultados obtidos, constatam-se a elaboração de projetos de extensão e pesquisa para serem executados em curto prazo e elevada rotatividade de professores, provocando prejuízos para o ensino e para a gestão acadêmica. Nessa perspectiva, as práticas dos docentes são alteradas, visto que são resultantes das relações entre habitus, campo e capital (Maton, 2018).

Biografia do Autor

Adelino Francklin, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Possui Licenciatura Plena em História pelo UNIFEG (2004), Licenciatura Plena em Filosofia pela UFLA (2017) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNIFRAN (2018). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação pela UFOP (2014). Atualmente é professor na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Brasil

Doutora em Educação. Professora efetiva na Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara (2002). Atuou como professora e pesquisadora do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) no período de 1990 a 2008, tendo feito parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado da referida Instituição no período de 2003 a 2008. Atualmente é professora associada do departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

Francklin, A., & da Silveira Galan Fernandes, M. C. (2024). As implicações das contratações temporárias para a docência no ensino superior. Revista Profissão Docente, 24(49), 1–16. https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1587