A prática do laboratório rotacional no desenvolvimento de habilidades matemáticas no ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1594Palavras-chave:
matemática, aprendizagem, ensino híbrido, laboratório rotacional, Khan AcademyResumo
O trabalho objetiva avaliar a implementação de um laboratório rotacional, atrelado ao desenvolvimento de habilidades matemáticas com utilização da plataforma Khan Academy, com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública municipal. A proposta, qualitativa, caracteriza-se como pesquisa de campo, com aplicação de questionários eletrônicos junto a 23 alunos durante a implementação do laboratório rotacional. No decorrer das etapas, os alunos adquiriram maior envolvimento com a temática, vivenciando práticas condizentes com a oferta, onde a construção do saber ocorreu de forma gradual, crítica e relevante. Os resultados obtidos indicam que essa metodologia enriqueceu as práticas pedagógicas, apresentando uma didática de aprendizagem centrada no aluno, tendo o docente como mediador dos processos de aprendizagem e ações de evolução do ensino. A proposta oportunizou aos estudantes diferentes formas de aprendizagem de acordo com suas particularidades, proporcionando maior autonomia na apropriação das ideias trabalhadas, alcançando sucesso nos objetivos esperados.Referências
ACADEMY, K. Como a Khan faz o nosso conteúdo mais acessível? Mountain View, CA: Khan Academy, 2024. Disponível em: https://support.khanacademy.org/hc/pt-br/articles/360015623271-Com-o-a-Khan-Academy-faz-nosso-conte%C3%BAdo-mais-acess%C3%ADvel- Acesso em: 21 set. de 2022.
ACADEMY, K. Qual é a história da Khan Academy? Mountain View, CA: Khan Academy, 2024. Disponível em: https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/68. Acesso em: 06 jun. de 2022.
AGUIAR, B; CORREIA, W; CAMPOS, F. Uso da escala Likert na análise de jogos. 2011. Salvador: SBC-Proceedings of SBGames Anais, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Fabio-Campos-7/publication/266051378_Uso_da_Escala_Likert_na_Analise_de_Jogos/links/
b1b66e0cf28ebe92e18fdb/Uso-da-Escala-Likert-na-Analise-de-Jogos.pdf. Acesso em: 27 ago. 2022.
ARAÚJO, V. D. S. Khan Academy: possibilidades do uso do jogo como ferramenta de apoio pedagógico no ensino e aprendizagem de frações no ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) – Universidade Norte do Paraná, Londrina. 2017. Disponível em: http://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/10286/1/
DISSERTA%C3%87%C3 %83O%20VALDECI%20ARA%C3%9AJO%20-%20BIBLIOTECA%20-%20Final%2026- 01-18%20novo.pdf. Acesso em: 27 ago. 2022.
BACICH, L. Ensino híbrido: relato de formação e prática docente para a personalização e o uso integrado das tecnologias digitais na educação. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC, n. 7, 2016. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3323. Acesso em: 19 mar. 2022.
BACICH, L.; MORAN, J. M. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, n. 25, jun., 2015, p. 45-47
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BACICH, L.; TANZI, A.; TREVISANI, F. de M. (org.) Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. A Área de Matemática. Brasília: Ministério da Educação, p. 266, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/
BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades. Acesso em: 22 abril 2022.
CHRISTENSEN, C. M; HORN, M. B; STAKER, H. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Cambridge: Clayton Christensen institute, 2013. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf. Acesso em: 09 nov. 2022.
DALMORO, M; VIEIRA, M. K. Dilemas na construção de escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? RGO - Revista Gestão Organizacional. v. 6 - Edição Especial, 2013. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/1386 Acesso em: 01 jun. 2022.
OLIVEIRA, L. de; SPALL, L.; SCHENKEL, D. Ensino híbrido: experimentando o modelo de laboratório rotacional. In: MOEPEX, 5. 2016. Disponível em: https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/MoEPExIbiruba/5MOEPEX/paper/viewFile/
/634. Acesso em: 28 nov. 2022.
OLIVEIRA MELLE, L de; BRAGA, J; STIUBIENER, I. Estudo sobre metodologias de desenvolvimento de jogos digitais educacionais: revisão sistemática da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2019. p. 1052
DUARTE, P.V.C. Plataforma khan academy: uma análise de suas potencialidades na visão de professores do ensino fundamental I de um Município do Interior de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Ciências Humanas) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/10683/
Priscila%20Vandrea%20Camargo %20Duarte.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 05 jun. 2022.
FERRETE, A. A. S. S.; FERRETE, R. B. A plataforma Khan Academy no ensino de matemática. Interfaces da Educação, v. 12, n. 35, p. 301–323, 2021. DOI: 10.26514/inter.v12i35.4775. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4775. Acesso em: 19 mar. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro e São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FORMS, G. Google Forms: Sign-in. 2022. Disponível em: https://docs.google.com/forms/u/0/. Acesso em: 21 set. 2022.
GARRISON, D. R.; KANUKA, H. Blended learning: Uncovering its transformative potential in higher education. Internet and Higher Education, n. 7, p. 95-105, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2004.02.001. Acesso em: 14 nov. 2022.
GIBSON, W. Neuromancer, São Paulo: Editora Aleph, 1991.
GONÇALVES, E. D. Novas tecnologias e aprendizagem ativa: uma proposta didática para o ensino da matemática. 2019. Monografia (Especialização em Informática Instrumental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Aberta do Brasil, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/202392/001106392.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 mar. 2022.
GONSALVES, E.P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.
HORN, M.; STAKER, H; CHRISTENSEN, C. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Penso Editora, 2015.
KHAN ACADEMY. Multiplique números de três e quatro algarismos por números de um algarismo usando modelos de área. Mountain View, CA: Khan Academy, 2022. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/x18ca194a:multiply-1-and-2-digit-numbers/x18ca194a:multi-digit-multiplication-place-value-and-area-models/e/multiplying-by-4-digit-numbers-with-visual-models. Acesso em: 26 set. 2022.
LEVITT, H et al. Journal article reporting standards for qualitative primary, qualitative meta-analytic, and mixed methods research in psychology. American Psychologist, v. 73, n. 1, p. 26–46, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/amp0000151. Acesso: 14 maio 2022.
LIMA, L. H. F.; MOURA, F. R. O Professor no Ensino Híbrido. In: LIMA, L. H. F.; MOURA, F. R. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, RS: Penso, 2015.
LOCATELLI, C. W.; KOGA, T. L.; PRADO, E. de A.; TESTONI, L. A.; LOCATELLI, S. W. Khan Academy Platform and Mathematics education: what the research says. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e4899108801, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8801. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8801. Acesso em: 19 mar. 2022.
MININEL, F. Estudo fitoquímico da mamona: uso da técnica do laboratório rotacional adaptado. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22006-e22006, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12916/10215 Acesso em: 28 nov. 2022.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Porto Alegre: PGIE-UFRGS, 2000.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora. 2013.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MORAN, J. M. O que é educação a distância. 2002. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/dist.pdf. Acesso em: 09 de set. 2022.
REGUS, C. O papel de Anísio Teixeira na Educação Brasileira. In: Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica (Canoas), 13. 2013. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/fpu/xiii/paper/view/1481. Acesso em: 29 nov. 2022.
RIBEIRO, L; FOSS, L; CAVALHEIRO, S. Entendendo o pensamento computacional. arXiv:1707.00338v1 [cs.CY] 2 Jul 20172017. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1707.00338. Acesso em: 22 abr. 2022.
SILABE. Laboratório rotacional: o que é e como funciona? Disponível em: https://silabe.com.br/blog/laboratorio-rotacional-o-que-e-e-como-funciona/ Acesso em: 18 jun. 2022.
TESTA, M.; LOPES, E; VIDMAR, M; PASTORIO, D. Um olhar para a disciplina curricular cultura digital do novo ensino médio: a relação das tecnologias digitais de informação e comunicação e o ensino de física, Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, 2023. https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2023-0048
THOMPSON, P. Estreia CEO Talks: exame entrevista Sal Khan. Revista Exame, edição de fevereiro/2021. Disponível em: https://exame.com/academy/ceo-talks-entrevista-sal-khan/. Acesso em: 06 jun. 2022.
VALENTE, J. Prefácio. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.) Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
VERGARA, A. C. E.; HINZ, V. T.; LOPES, J. L. B. Como significar a aprendizagem de matemática utilizando os modelos de ensino híbrido. Revista Thema, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 885-904, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.885-904.962. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/962. Acesso em: 14 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.