A prática do laboratório rotacional no desenvolvimento de habilidades matemáticas no ensino fundamental I

Autores

  • Bruno José Betti Galasso Instituto Politécnico do Porto - P.Porto, Portugal
  • Cleber Garcia Universidade Federal do ABC - UFABC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1594

Palavras-chave:

matemática, aprendizagem, ensino híbrido, laboratório rotacional, Khan Academy

Resumo

O trabalho objetiva avaliar a implementação de um laboratório rotacional, atrelado ao desenvolvimento de habilidades matemáticas com utilização da plataforma Khan Academy, com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública municipal.  A proposta, qualitativa, caracteriza-se como pesquisa de campo, com aplicação de questionários eletrônicos junto a 23 alunos durante a implementação do laboratório rotacional. No decorrer das etapas, os alunos adquiriram maior envolvimento com a temática, vivenciando práticas condizentes com a oferta, onde a construção do saber ocorreu de forma gradual, crítica e relevante. Os resultados obtidos indicam que essa metodologia enriqueceu as práticas pedagógicas, apresentando uma didática de aprendizagem centrada no aluno, tendo o docente como mediador dos processos de aprendizagem e ações de evolução do ensino. A proposta oportunizou aos estudantes diferentes formas de aprendizagem de acordo com suas particularidades, proporcionando maior autonomia na apropriação das ideias trabalhadas, alcançando sucesso nos objetivos esperados.

Biografia do Autor

Bruno José Betti Galasso, Instituto Politécnico do Porto - P.Porto, Portugal

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo com bolsa-sanduíche na Universidade do Minho (Portugal), concedida pelo programa Eramus Mundus External Cooperation (Emundus15). Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo, com estágio na Universidade de Harvard (USA). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Master of Business Administration em Gestão Estratégica e Econômica em Projetos pela FGV. Graduado em Pedagogia, Comunicação Social e Letras. Consultor acadêmico e gerente de projetos na área de Tecnologia Educativa. Responsável pela implantação do modelo UAB no Instituto Nacional de Educação de Surdos, sendo o primeiro coordenador geral na instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Online - GEPEO. Fundador do Núcleo de Educação Online (NEO) do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Responsável pelo desenho didático-pedagógico, implantação e gerenciamento do Curso de Pedagogia Bilíngue nas cinco macrorregiões do Brasil. Avaliador Institucional Externo do SINAES, para ato autorizativo de credenciamento EaD (INEP). Líder do projeto vencedor do prêmio Reimagine Education 2018 (USA). Atualmente, atua como professor convidado no Politécnico do Porto - Portugal (IPP). Dedica-se, principalmente, aos estudos nos seguintes temas: Educação a Distância (EAD); Educação Online; Desenvolvimento de Objetos Digitais de Aprendizagem; Comunidades Virtuais de Aprendizagem; Personal Learning Environment (PLE); Interação e mediação pedagógica; Educação de Surdos.

Cleber Garcia, Universidade Federal do ABC - UFABC, Brasil

Especialista em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias pela Universidade Federal do ABC e professor da EMEIEF Prof. José Lazzarini Junior, bem como da EMEIEF Paulo Sinna.

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

GALASSO, B. J. B. .; GARCIA, C. A prática do laboratório rotacional no desenvolvimento de habilidades matemáticas no ensino fundamental I. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–30, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1594. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1594. Acesso em: 25 out. 2024.