Deficiência intelectual e EJA: concepções de professores de ciências sobre a inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1606Palavras-chave:
educação especial, ensino de ciências, deficiência intelectual, educação de jovens e adultosResumo
A Educação de alunos com deficiência intelectual na modalidade da EJA é negligenciada e secundarizada. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo caracterizar as concepções de professores de Ciências sobre a inclusão e o aluno com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho possui caráter qualitativo descritivo e é classificado como colaborativo. A pesquisa contou com a participação de dois professores de Ciências e a coleta de dados se deu a partir de observações e de entrevistas realizadas a partir de roteiros semiestruturados. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise de conteúdo com categorização temática. Os resultados demonstram grande lacuna na formação dos docentes para o trabalho com os alunos com deficiência intelectual que frequentam a EJA e a pouca ênfase dada à aspectos relacionados a importância do ensino de Ciências na efetivação dos processos de ensino-aprendizagem dos alunos em questão.Referências
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