Deficiência intelectual e EJA: concepções de professores de ciências sobre a inclusão escolar

Autores

  • Isabella Delamain Fernandez Olmos Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Brasil
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos - UFScar, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1606

Palavras-chave:

educação especial, ensino de ciências, deficiência intelectual, educação de jovens e adultos

Resumo

A Educação de alunos com deficiência intelectual na modalidade da EJA é negligenciada e secundarizada. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo caracterizar as concepções de professores de Ciências sobre a inclusão e o aluno com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho possui caráter qualitativo descritivo e é classificado como colaborativo. A pesquisa contou com a participação de dois professores de Ciências e a coleta de dados se deu a partir de observações e de entrevistas realizadas a partir de roteiros semiestruturados. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise de conteúdo com categorização temática. Os resultados demonstram grande lacuna na formação dos docentes para o trabalho com os alunos com deficiência intelectual que frequentam a EJA e a pouca ênfase dada à aspectos relacionados a importância do ensino de Ciências na efetivação dos processos de ensino-aprendizagem dos alunos em questão.  

Biografia do Autor

Isabella Delamain Fernandez Olmos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Brasil

Isabella Delamain Fernandez Olmos é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluída em 2016) e graduada em Ciências Biológicas na modalidade de licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluída em 2018). É mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos - UFScar, Brasil

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos tem Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) de março de 2019 a outubro de 2022.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

OLMOS, I. D. F.; CAMPOS, J. A. de P. P. Deficiência intelectual e EJA: concepções de professores de ciências sobre a inclusão escolar. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–19, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1606. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1606. Acesso em: 30 dez. 2024.