Movimentos insurgentes contra nossos limites na profissão: formação narrativa e experiência docente na pandemia

Autores

  • Everardo Paiva de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1612

Palavras-chave:

profissão docente, formação narrativa, narrativa autobiográfica

Resumo

O presente artigo configura uma dupla construção narrativa: por um lado, busca caracterizar o contexto pandêmico e necropolítico em que nos movimentamos nesses últimos anos, como professores, formadores e pesquisadores da educação; outra parte assume o tom vital de uma narrativa autobiográfica em face do desafio de me tornar professor, quando julgava definitivamente cumprido o percurso na profissão. Mobiliza alguns eixos de análise incluindo a noção de inventividades docentes e a compreensão do exercício cotidiano da docência como o desenrolar de uma narrativa cuja sequência estabelece diálogos profissionais, na perspectiva freireana de uma pedagogia do encontro, articulada à compreensão de uma aprendizagem narrativa da profissão e da formação. Mais do que o resultado de escolhas que personalidades ideais fixas realizam sob determinadas condições, pretende evidenciar que, no percurso de nossas experiências e por intermédio da narração, formar-se implica em nos tornar sempre outros: outros professores, outros pesquisadores, outras pessoas.

Biografia do Autor

Everardo Paiva de Andrade, Universidade Federal Fluminense - UFF, Brasil

Graduado em História, doutor em Educação pela UFF. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura e do Laboratório de Ensino de História, ambos da FEUFF. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, da FEUFF, e do Profhistória.

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

ANDRADE, E. P. de. Movimentos insurgentes contra nossos limites na profissão: formação narrativa e experiência docente na pandemia. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–16, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1612. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1612. Acesso em: 25 out. 2024.