Movimentos insurgentes contra nossos limites na profissão: formação narrativa e experiência docente na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1612Palavras-chave:
profissão docente, formação narrativa, narrativa autobiográficaResumo
O presente artigo configura uma dupla construção narrativa: por um lado, busca caracterizar o contexto pandêmico e necropolítico em que nos movimentamos nesses últimos anos, como professores, formadores e pesquisadores da educação; outra parte assume o tom vital de uma narrativa autobiográfica em face do desafio de me tornar professor, quando julgava definitivamente cumprido o percurso na profissão. Mobiliza alguns eixos de análise incluindo a noção de inventividades docentes e a compreensão do exercício cotidiano da docência como o desenrolar de uma narrativa cuja sequência estabelece diálogos profissionais, na perspectiva freireana de uma pedagogia do encontro, articulada à compreensão de uma aprendizagem narrativa da profissão e da formação. Mais do que o resultado de escolhas que personalidades ideais fixas realizam sob determinadas condições, pretende evidenciar que, no percurso de nossas experiências e por intermédio da narração, formar-se implica em nos tornar sempre outros: outros professores, outros pesquisadores, outras pessoas.Referências
BENJAMIN, W. Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BERARDI, F. Extremo: crônicas da psicodeflação. São Paulo: Ubu, 2020.
BORGES, J. L. História universal da infâmia. 5. ed. São Paulo: Globo, 1989.
DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Editora da USP, 2009.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e terra, 2014.
GOODSON, I. F. Narrativas em educação: a vida e a voz dos professores. Porto: Porto Editora, 2015.
HAN, B-C. Teletrabalho, zoom e depressão. El País, Espanha, mar. 2021. Disponível em https://brasil.elpais.com/cultura/2021-03-23/teletrabalho-zoom-e-depressao-o-filosofo-byung-chul-han-diz-que-nos-exploramos-mais-que-nunca.html. Acesso em: jul. 2023.
HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. 612 p.
KRZNARIC, R. Carpe diem: resgatando a arte de aproveitar a vida. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
NÓVOA, A. Formação de professores em tempo de pandemia. Transmitido ao vivo em 23 de jun. de 2020. Disponível em https://youtu.be/ef3YQcbERiM. Acesso em: jul. 2023.
ORWELL, G. Sobre a verdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PIMENTA, D. N.; ALMEIDA, J. R. de; LIMA, L. M. G. (org.). (Im)permanências: história oral, mulheres e envelhecimento na pandemia. São Paulo: Letra e Voz, 2021.
RITVOI, A. D. Empatia, intersubjetividade e compreensão narrativa: lendo as histórias, lendo as vidas (dos outros). São Paulo: Letra e Voz, 2018.
SANTOS, B. de S. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul21, 17 de maio de 2020. Disponível em https://www.sul21.com.br/. Acesso em: jul. 2023.
SARAMAGO, J. O evangelho segundo Jesus Cristo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
SILVA, M. M. P. da; ANDRADE, E. P. de. Na escola, nem todos os gatos são pardos: armando uma perspectiva para ver as artes de ensinar geografias. Niterói: PPGE/UFF, 2021.
TODOROV, T. A vida em comum: ensaios de antropologia geral. São Paulo: Editora UNESP, 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Instrução de Serviço PROGEPE nº 4, de 13 de março de 2020. Boletim de Serviço, ano LIV, nº 45, 15/03/2020a, p. 3. Disponível em http://www.noticias.uff.br/bs/2020/03/45-20.pdf. Acesso em: jul. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Portaria nº 66.623, de 13 de março de 2020. Boletim de Serviço, ano LIV, nº 45, 15/03/2020a, p. 10. Disponível em http://www.noticias.uff.br/bs/2020/03/45-20.pdf. Acesso em: jul. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Portaria nº 66.310, de 3 de fevereiro de 2020. Boletim de Serviço, ano LIV, n° 47, 17/03/2020b, p. 46. Disponível em https://www.uff.br/sites/default/files/portaria_66.635.pdf. Acesso em: jul. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Instrução de Serviço PROGEPE nº 7, de 13/04/2020. Boletim de Serviço, ano LIV, n° 64, 13/04/2020c, p. 5. Disponível em http://www.noticias.uff.br/bs/2020/04/64-20.pdf. Acesso em: jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.